MERCADO FINANCEIRO


Furo no teto? Investidor fica ressabiado, mas Bolsa fecha em leve alta.

📊 Ibovespa: +0,18% (113.793 pontos)

💵  Dólar: +0,17% (R$ 5,12)

Resumão:

️ Mercado financeiro fica ressabiado com risco fiscal e Ibovespa tem dia volátil;
️ investidor estrangeiro segue aplicando na Bolsa;
️ puxada pela alimentação e combustíveis, inflação oficial fica acima da expectativa do mercado.

Nem mesmo o início da vacinação contra COVID-19 no Reino Unido foi capaz de desfazer o azedume das bolsas globais nesta terça-feira (8) – com exceção dos três principais índices de Nova York, que reagiram de última hora.

O Ibovespa operou volátil, ora subindo, ora descendo. No final das contas, quem venceu o cabo de guerra foi a alta, apesar do movimento de realização de lucro dos investidores com ações de grandes empresas, as blue chips. 

Foi o caso da Petrobras, Vale e Bradesco, que lideraram as perdas do dia.

Mas por que o mercado financeiro quis garantir a grana no bolso agora?

Separados pelo climão

Paira no ar, desde o pregão desta segunda-feira (7), um certo clima de desconfiança desde a notícia de que, segundo informações da agência de notícias Broadcast, o Congresso pretendia flexibilizar o teto de gastos por meio de uma emenda incluída na Proposta de Emenda à Constituição (PEC). 

O Ministério da Economia se posicionou contra qualquer tentativa de relativizar o teto, mas o gosto amargo ficou na boca do investidor.

Além disso, conforme você verá a seguir, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – considerado a inflação oficial do País – ficou acima da expectativa de 0,78%.

Por um tempo, ficou o receio de que isso poderia ser um gatilho para que o Banco Central aumentasse a taxa Selic, já que ela é um instrumento de política monetária usada para controlar a inflação. 

Com a taxa básica de juros mais alta, seria natural certa migração para a renda fixa, o que provocaria uma desvalorização nos papéis do Ibov.

Segundo análise dos últimos comunicados do Comitê de Política Monetária (Copom) feita pelo Valor Investe, isso não deve acontecer. 

No entanto, o mercado financeiro é movido por notícias – e, a este ponto, o baque já estava dado. 

As questões do risco fiscal e da inflação podem ter sido motivo de climão para os investidores nacionais, mas os gringos continuaram sentindo que investir na Bolsa brasileira é um bom negócio – como já vem acontecendo há um tempo.

E foi assim que, apesar dos sentimentos conflituosos, o Ibovespa conseguiu uma leve alta

FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br