Terceira idade


O conhecimento de aspectos biológicos, psicológicos e sociais de idosos pode ajudar a melhorar a atuação de empresas de saúde que atendem este público. Com serviços mais analíticos e reflexivos, as companhias precisam elaborar seu plano de ação a partir de características individuais de cada pessoa, suprindo de forma mais adequada as necessidades dos pacientes.

A análise é do pesquisador da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), João Paulo Ferreira. O especialista é responsável pelo estudo “Atendimento ao idoso em um hospital universitário: percepções da equipe de saúde à luz da Política Nacional de Humanização”. A pesquisa, realizada em conjunto com pesquisadores da Universidade de Oxford e publicada em janeiro, analisou a importância de dados biopsicossociais no melhoramento do atendimento, diagnóstico e tratamento de idosos. 

Ferreira explica que o conhecimento de informações específicas de cada paciente da chamada “terceira idade” melhora o serviço de hospitais, mas também ajuda no desdobramento do período de pós-consulta. “Ao ter alta do hospital, o idoso está sujeito à vulnerabilidade. Para evitar essa situação, o hospital precisa saber se o paciente tem condições de comprar o medicamento ou para se alimentar adequadamente, por exemplo”, diz

 



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