BRASIL EM RECESSÃO


Brasil entrou em recessão no 1º trimestre, afirma comitê da FGV.

O uso da palavra "recessão" pede cuidado, visto que exige uma série de critérios técnicos. No entanto, o Comitê de Datação de Ciclos Econômicos (Codace), da Fundação Getulio Vargas (FGV) – que estuda ciclos econômicos – identificou um forte indício de que, sim, o Brasil entrou em recessão já no 1º semestre de 2020. 

Foi a ocorrência de um um pico no ciclo de negócios brasileiro no quarto trimestre de 2019.

Em comunicado, o grupo afirmou: "O pico representa o fim de uma expansão econômica que durou 12 trimestres — entre o primeiro trimestre de 2017 e o quarto de 2019 — e sinaliza a entrada do país em uma recessão a partir do primeiro trimestre de 2020."

Existem vários jeitos de definir uma recessão. 

A chamada "recessão técnica", por exemplo, acontece quando o Produto Interno Bruto (PIB) de um país cai por dois trimestres consecutivos.

Já o Codace considera recessão quando se observa uma queda generalizada no nível de atividade econômica, independentemente de haver dois trimestres seguidos de PIB negativo. 

Entre os indicadores analisados estão consumo, nível de emprego, importações e exportações, investimento e afins, por exemplo.



FGV
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br