Entenda o que é acerto pós-perícia do INSS e como
resolver
Segurado que não
recebe resposta no dia da perícia médica deve ligar para o 135
O trabalhador que
pediu um benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e não conseguiu
uma resposta sobre a concessão até as 21h do dia da perícia
médica do INSS precisa ficar atento.
A falta de resposta indica
que há algum erro nos dados ou faltou alguma informação que está impedindo a
liberação do benefício.
De acordo com o
INSS, de janeiro a junho deste ano, 650.477 trabalhadores estiveram nesta
situação.
O procedimento para resolver pendências após a perícia médica é chamado
de acerto pós-perícia e é informado pelo portal Meu INSS.
Para solicitar o serviço, o trabalhador que estiver sem
resposta sobre o seu benefício deve ligar, no dia seguinte à perícia, para o
135 e pedir para que o atendente verifique se há alguma pendência a ser
cumprida.
Se houver, pergunte
quais documentos precisará enviar e, depois, vá no Meu INSS, na opção
"Agendamento/Solicitações". Pelo portal, encaminhe os documentos
digitalizados ou fotografados com boa resolução.
O INSS afirma que,
geralmente, são pedidos documentos cadastrais (como RG e CPF), documentos que
comprovem vínculo com o trabalho ou a data do último dia de trabalhado.
Caso o INSS demore
para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do
órgão ou entrar com uma ação judicial.
Neste último caso, será preciso contar com a ajuda de um advogado, público ou
particular, para pedir o mandado de segurança, exigindo retorno imediato do
INSS.
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