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Entenda o que é acerto pós-perícia do INSS e como resolver

Segurado que não recebe resposta no dia da perícia médica deve ligar para o 135

O trabalhador que pediu um benefício por incapacidade, como o auxílio-doença, e não conseguiu uma resposta sobre a concessão até as 21h do dia da perícia médica do INSS precisa ficar atento. 

A falta de resposta indica que há algum erro nos dados ou faltou alguma informação que está impedindo a liberação do benefício.

De acordo com o INSS, de janeiro a junho deste ano, 650.477 trabalhadores estiveram nesta situação. 

O procedimento para resolver pendências após a perícia médica é chamado de acerto pós-perícia e é informado pelo portal Meu INSS.

Para solicitar o serviço, o trabalhador que estiver sem resposta sobre o seu benefício deve ligar, no dia seguinte à perícia, para o 135 e pedir para que o atendente verifique se há alguma pendência a ser cumprida.

Se houver, pergunte quais documentos precisará enviar e, depois, vá no Meu INSS, na opção "Agendamento/Solicitações". Pelo portal, encaminhe os documentos digitalizados ou fotografados com boa resolução.

O INSS afirma que, geralmente, são pedidos documentos cadastrais (como RG e CPF), documentos que comprovem vínculo com o trabalho ou a data do último dia de trabalhado.

Caso o INSS demore para dar uma resposta, o segurado pode abrir uma reclamação com a ouvidoria do órgão ou entrar com uma ação judicial

Neste último caso, será preciso contar com a ajuda de um advogado, público ou particular, para pedir o mandado de segurança, exigindo retorno imediato do INSS.



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