MERCADO FINANCEIRO


Bolsa cai, mas garante melhor desempenho mensal desde 2016.

📊 Ibovespa: -1,52% (108.893 pontos)

💵  Dólar: +0,39% (R$ 5,34)

Resumo:

➡️ Ibovespa cai no dia, mas desempenho mensal foi o melhor desde 2016;
➡️ índice foi puxado por bolsas internacionais, que repercutem aumento nos casos de COVID-19 na Europa, fala de Trump e realização de lucros;
➡️ 100% das cidades do estado de SP voltarão à fase amarela, que intensifica isolamento social;
➡️ Brasil ultrapassa 172 mil mortes por coronavírus.

 Uma palavra define este novembro na Bolsa: rali. Foram quatro semanas de altas que QUASE levaram o Ibovespa à maior alta mensal do século. Quase. 

No pregão desta segunda-feira (30), os investidores decidiram garantir o dinheiro da valorização de suas ações e seguiram um forte movimento de realização de lucros. 

O resultado: o principal índice da B3 recuou, perdeu os 110 mil pontos e não conseguiu o recorde do século.

Apesar disso, o Ibovespa conquistou o melhor desempenho mensal desde 2016, quando o índice acumulou alta de 17%.

Hoje também foi dia de baixas nas bolsas dos Estados Unidos, com os três principais índices de Wall Street fechando no vermelho: Dow Jones (-0,91%), S&P 500 (-0,46%) e Nasdaq (-0,06%).

Por lá, a tensão EUA x China ganhou um novo capítulo com fala do presidente Donald Trump, que prometeu colocar em uma lista proibida empresas que seriam supostamente controladas pelo exército chinês.

Na Europa, o recuo foi causado principalmente pela escalada dos casos e mortes por COVID-19. 

Nem mesmo a notícia de que a farmacêutica Moderna pediu à FDA (equivalente à Anvisa nos EUA) liberação de sua vacina – cuja eficácia foi de 94% na terceira fase de testes – animou o mercado.

De volta à fase amarela

Coloquemos na conta do recuo no Ibovespa, ainda, o anúncio do governador de São Paulo, João Doria, de que 100% do estado voltará à fase amarela do Plano SP – fase esta que não prevê que comércios bares e restaurantes precisem fechar mas, sim, reduzam horário de funcionamento e capacidade máxima – um dia depois das eleições municipais. 

Em dias que o coronavírus parece que vai ganhar a batalha, as ações que mais sofrem são de empresas ligadas ao comércio físico, como administradoras de shoppings e lojas, e turismo. Foi assim no pregão de ontem.

De acordo com a última atualização do consórcio de veículos de imprensa*, oito estados apresentaram alta na média móvel de mortes: SC, ES, RJ, AC, AM, RO, CE e SE. 

Em São Paulo, o número é considerável estável, mas a quantidade de internações pela doença já vem escalonando desde a semana passada. 

Resumão de novembro 

Nem mesmo a queda do dia apagou o brilho de um mês astronômico para o Ibovespa. 


No mês, o índice acumulou alta expressiva de 15,9%.

Já o dólar encerrou novembro com queda acumulada de 6,83% ante ao real.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br