RODOVIAS ELÉTRICAS


E se as rodovias fossem elétricas? A Alemanha está testando a ideia.

Sistema permite que caminhões sejam alimentados com eletricidade por meio de cabos enquanto se movimentam.

Em uma rodovia ao sul de Frankfurt, recentemente, Thomas Schmieder estava manobrando sua carreta Scania, carregada de tinta, para a faixa da direita. 

E ao entrar nela ele apertou um botão que você não encontraria no painel da maioria dos caminhões.

Do lado de fora da cabine, uma engenhoca em forma de varal de roupas, com uma espécie de trenó soldado de cabeça para baixo no topo, começou a se desdobrar, do alto da cabine. 

Enquanto Schmieder dirigia, uma tela de vídeo mostrava os trilhos de metal subindo lentamente e se acoplando aos cabos elétricos montados sobre a faixa de rodagem.

O ruído do caminhão se reduziu muito, quando o motor diesel foi o desligado e os motores elétricos assumiram

O caminhão continuava a ser um caminhão, mas agora sua fonte de energia era a mesma que a de muitos trens ou bondes.

Há um debate sobre libertar o setor de transporte rodoviário da emissão de poluentes, e sobre se baterias ou células a combustível de hidrogênio são a melhor maneira de acionar motores elétricos em veículos de grande porte. 

Schmieder era parte do teste de um terceiro caminho: um sistema que alimenta os caminhões com eletricidade ao longo do trajeto, usando cabos suspensos sobre a rodovia e um sistema pantográfico montado no topo da cabine.

Descobrir como fazer com que os caminhões zerem suas emissões de poluentes é parte crucial da luta contra a mudança do clima e a poluição atmosférica. 

Os caminhões diesel de longo alcance geram parte desproporcional das emissões de gases causadores do efeito estufa e outros poluentes, porque passam parte muito grande de seu tempo na estrada.



THE NEW YORK TIMES
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br