Caoa - Ford


O Grupo Caoa se prepara para assumir a fábrica de caminhões da Ford, em São Bernardo do Campo (SP). A ideia é produzir os veículos pesados sob licença da marca norte-americana, que decidiu fechar as portas da unidade justamente por registrar prejuízo no segmento de pesados, mesmo tendo 12% desse mercado.

 

Essa negociação é considerada passo ousado: ainda não há sustentação de acionistas americanos da Ford; não há ainda garantia de que, em caso de repassar o negócio, a matriz da Ford concorde em repassar a licença total de operação de seus produtos para uma marca terceira; por fim, os motores dos caminhões produzidos até então pela Ford não se adequam às novas normas de consumo emissões e poluição brasileiras (Proconve P8), que entra em vigor em 2023.

 

Ou seja, mesmo que tudo dê certo na transação com os americanos, será preciso investir milhões em uma nova geração de motores após esse período, estratégia bastante arriscada em um segmento que se estreita cada vez mais nos últimos anos. Ainda assim, o Grupo Caoa -- que concretizou aliança com a chinesa Chery há apenas um ano -- está disposto a concretizar esta outra a operação.



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