TECNOLOGIA


Metais podem se autocurar, cicatrizando trincas sozinhos

MATERIAIS QUE SE AUTO REPARAM é uma revolução que transforma não apenas as áreas de manutenção e construção, como também toda cadeia de suprimentos.

Cientistas confirmaram experimentalmente que pedaços de metal podem trincar e depois se fundir novamente, sem qualquer intervenção humana.

Esse processo, se compreendido e controlado, poderá dar início a uma nova era na engenharia - pense, por exemplo, em pontes, motores e até aviões que possam reverter os danos causados pelo desgaste, tornando-os mais seguros e duráveis.

A descoberta foi feita durante testes de resistência em pesquisas realizadas pela Sandia National Laboratories e da Texas A&M University:

Os experimentos usaram uma técnica especializada de microscópio eletrônico de transmissão, onde as extremidades de um pedaço de platina de 40 nanômetros de espessura suspenso no vácuo foram puxadas 200 vezes por segundo.

Essa tensão e movimentos repetidos acabaram gerando rachaduras microscópicas que são conhecidas como danos de fadiga.

No entanto, após 40 minutos da realização dos testes, a platina se AUTOCUROU, começando a se fundir e consertar em escalas ultra pequenas.

Que tal quando esse tipo de tecnologia pode ser utilizado também no corpo humano? Já pensaram nos benefícios e consequência? É para lá que vamos. 



FUTURO DOS NEGÓCIOS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br