IA Generativa vai
reduzir em 25% o uso de buscadores até 2026
De acordo
com o Gartner, até 2026, o uso de BUSCADORES TRADICIONAIS (Google, Bing, Yahoo,
por exemplo) deve CAIR 25% e haverá eventual PERDA de MARKET SHARE de
PUBLICIDADE dessas plataformas.
O motivo
da queda será o avanço da utilização de CHATBOTS, AGENTES e ASSISTENTES
VIRTUAIS com INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL para a realização de pesquisas.
✅ O
crescimento dessas novas soluções será acelerado pela IA GENERATIVA, que está
começando a se tornar uma substituta dos motores de busca, com respostas mais
ASSERTIVAS e INTELIGENTES .
O Gartner
prevê ainda que essa transição deve forçar marcas e empresas a REPENSAREM suas
ESTRATÉGIAS de canais e marketing. Outros movimentos que devem puxar o consumo
de busca via chatbots e agentes virtuais são:
✅ Redução
do custo de PRODUÇÃO de CONTEÚDO que impactará o preço nas estratégias de
palavras-chave dos buscadores;
✅ Com isso,
os algoritmos dos buscadores vão focar mais na QUALIDADE do CONTEÚDO para
compensar o grande volume de conteúdos feitos com IA;
✅ As
empresas vão precisar de PRODUTOS e CONTEÚDOS FIDEDIGNOS e de QUALIDADE, ÚNICOS
, para se aproximar dos seus consumidores, o que dependerá de EXPERTISE,
EXPERIÊNCIA, AUTORIDADE e CONFIABILIDADE.
A
identificação com MARCA D’ÁGUA em conteúdos feitos por IA também deve ter um
papel relevante na forma como os buscadores devem exibir esses conteúdos nas
pesquisas.
FUTURO DOS NEGÓCIOS