Forluz: Sistema de Gestão Atuarial é apresentado a Funcef


A Fundação dos Economiários Federais que gerencia a previdência complementar dos funcionários da Caixa Econômica Federal, estiveram na sede da Forluz, em Belo Horizonte, na última sexta-feira (28), para conhecer o SGA – Sistema de Gestão Atuarial da Entidade. Lançado em setembro de 2015, o programa é uma inovação para o sistema de previdência complementar e proporciona maior agilidade e consistência no processo de gestão das variáveis atuariais.

A Forluz é a única Entidade do Brasil a contar com tecnologia própria de gestão atuarial. No SGA, estão inseridos dados utilizados para determinar, por exemplo, a contribuição dos participantes, o custeio, os benefícios, reajustes, e o volume de obrigações dos planos previdenciários.

A ferramenta foi idealizada pela equipe da Fundação e desenvolvida por empresa especializada em programação. Segundo o gerente de Previdência, Atuária e Atendimento, Thiago Gonçalves, o SGA oferece uma série de funcionalidades, como estudos de aderência, testes de consistência cadastral e financeira, avaliações atuariais determinísticas e estocásticas, entre outras.

Todas estas operações cooperam para maior precisão e confiabilidade dos resultados obtidos, ressalta Thiago. “É um sistema muito dinâmico, que significou um ganho enorme para a Forluz. Com ele, as atividades da área de Seguridade passam por verificações frequentes. Como trabalhamos com dados probabilísticos, as simulações que fazemos no sistema contribuem para um resultado mais preciso do balanço, já que conseguimos apresentar o valor mais próximo possível da realidade”.

O diretor técnico da Mirador Assessoria Atuarial, Giancarlo Giacomini Germany, destacou a qualidade do sistema durante visita à Forluz no último dia 21 de julho. Segundo ele, o SGA garante uma estrutura única de gestão atuarial, colocando a Fundação em um padrão de excelência em seu segmento.

O SGA recebeu atestado de conformidade por empresa especializada em outubro de 2015. Desde então, outros fundos de pensão que buscam automatização dos processos já procuraram a Forluz para conhecer o programa, como Desban, Funorte e Fachesf. 

Forluz
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br