INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 1


Impacto negativo do celular nas escolas é evidente, diz ex-diretor da OpenAI

Zack Kass, que trabalhou na criadora do ChatGPT, afirma que há fortes elementos para limitar, senão banir, o uso de smartphones na escola

Não é um saudosista da era analógica, mas um entusiasta da inteligência artificial —um dos executivos da OpenAI à época do lançamento do ChatGPT— quem defende que "há fortes evidências" para limitar, senão banir, os celulares nas escolas.

Zack Kass, 37, trabalhou por 14 anos com empresas dedicadas à IA. Quando o ChatGPT foi lançado pela OpenAI, em 2022, ele atuava na empresa como diretor de GTM (Go-To-Market), área responsável pelas estratégias de lançamento e posicionamento de produtos. 

Com a explosão do ChatGPT, tornou-se consultor e palestrante entusiasmado sobre o futuro da tecnologia e da IA.

Kass esteve em São Paulo em junho para participar de um evento realizado pela Arco Educação, um dos maiores grupos de sistemas de ensino do país.

Embora as plataformas digitais ofereçam flexibilidade e acesso a uma vasta quantidade de informações, a transição precisa ser equilibrada. 

Os livros impressos ainda desempenham um papel importante na redução do tempo de tela e na ajuda aos alunos para se concentrarem.

A pandemia mostrou-nos que o ensino digital, embora valioso, não pode substituir completamente os métodos tradicionais.

Uma abordagem híbrida que combine o melhor dos dois mundos —recursos digitais pela sua interatividade e atualidade, e livros impressos para estudo focado e redução da fadiga visual— pode ser o caminho mais eficaz.

Há fortes evidências para apoiar a limitação do uso de celulares nas escolas, senão a proibição completa. 

Embora os smartphones possam ser ferramentas úteis para a aprendizagem, seu potencial de distração e impacto negativo no desenvolvimento social e emocional é significativo.

Implementar períodos ou zonas sem celulares nas escolas pode ajudar os alunos a se concentrar e a se envolver mais com o aprendizado e colegas. 

Incentivar interações presenciais e atividades físicas no recreio pode promover um ambiente escolar mais saudável e equilibrado.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br