SILICON VALLEY BANK 1


Como um banco pode quebrar fazendo o investimento mais seguro do planeta?

Entenda os erros de estratégia que levaram à quebra do SVB

Banco do Vale do Silício (SVB) tinha muito dinheiro aplicado em títulos do governo americano e similares. 

Como pode ter quebrado fazendo o investimento mais seguro do planeta, emprestando dinheiro ao Tesouro dos Estados Unidos, em tese com risco zero de calote? É o que muita gente se pergunta.

O SVB não quebrou apenas porque tinha um excesso de dinheiro em títulos do Tesouro americano etc. 

Além do mais, o investimento em títulos, do governo dos Estados Unidos ou outros menos reputados, tem risco, sim, mesmo que não seja o risco de calote explícito e direto (não pagamento, pura e simplesmente).

O Banco do Vale do Silício entrou em crise 1) porque os títulos que possuía perderam valor (risco de mercado) e teve de vende-los (o que não pretendia fazer: queria carregar a maior parte deles até o vencimento). 

MAS TAMBÉM porque o banco não tinha alguma estratégia financeira para compensar essas perdas ("hedge") ou capital suficiente para cobrir eventuais perdas com esses investimentos, em situação de "estresse" (alta de juros, por exemplo). Mas tem mais.

2) O banco entrou em crise também porque a base de seu financiamento (dos recursos que captava) era composta de depósitos de clientes que não eram cobertos por fundo garantidor (ou outro seguro), mais propensos a sacar dinheiro em caso de rumor sobre a saúde do banco. 

Em geral, são também depositantes (empresas) que procuram alternativas melhores se o banco não remunera bem os depósitos. Não para aí.

3) O SVB entrou em crise ainda porque seus clientes (depositantes) eram parecidos, empresas "tech" e seus financistas. 

Isto é, havia mais risco de que passassem pelos mesmos problemas financeiros e econômicos, ao mesmo tempo, precisando sacar seu dinheiro. 

O mundo "tech" vem mal das pernas desde 2022. De resto, como sugerem relatos da crise, têm comportamento de manada (vivem em uma "bolha" que intensifica apreensões e estimula reações em grupo).

4) O banco, quebrou, enfim, porque não conseguiu conter o pânico detonado pelo efeito conjunto de tais problemas.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br