RENDA VARIÁVEL


Em meio a um ambiente favorável para a tomada de risco, os fundos de pensão brasileiros registraram ganho mediano de 5,81%, com 81% dos planos superando a principal meta atuarial (INPC mais 4,9% ao ano), de 4,87% no período,  segundo Levantamento da Aditus Consultoria. 

Apenas em junho, os fundos tiveram valorização de 1,15% e, em 12 meses, acumulam retorno de 11,27%, também acima da meta, de 8,32%. Em 2018, apenas 40% dos planos superaram as metas atuariais.

Segundo Guilherme Benites, sócio da Aditus, o fato de o INPC estar rodando acima do IPCA explica por que alguns fundos de pensão não conseguiram bater as respectivas metas atuarias. No primeiro semestre, o INPC registrou alta de 2,45% e o IPCA, de 2,23%.

A categoria de contribuição variável tem puxado o bom desempenho dos fundos analisados, com 88% dos planos batendo a meta do semestre, com retorno mediano de 6,29%. 

A maior alocação em Bolsa explica o contraste, diz Benites, que nota maior inclinação dos gestores pelo risco. Há ainda um movimento partindo do próprio investidor, com migração do perfil mais conservador para o mais agressivo no último ano.

Para Benites, não há dúvida sobre o aumento do risco, mas sobre a forma como essa transição vai se dar. 

A alocação dos fundos de pensão em renda variável tem crescido e, em junho, alcançou, média de 7,43% (com maior exposição dos planos do tipo CV, de 10,56%). 

A maioria, contudo, segue posicionada na renda fixa, com nada menos que 87% dos recursos dirigidos hoje à categoria. No mês passado, cerca de 54% da alocação de todos os planos estava concentrada em ativos indexados ao IPCA, percentual que cresce para 70% nos planos de benefício definido.

Ainda que analise o desempenho dos fundos no primeiro semestre como muito positivo, Benites expressa preocupação com o que vem pela frente, isto é, sobre a maneira como as fundações vão se posicionar para garantir o cumprimento das metas.“O segundo semestre ainda dá para ser um pouco tático, mas talvez os fundos sejam obrigados a aprovar políticas de risco muito maiores.




ANCEP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br