Presidente de empresa ganha 39 vezes mais que diretor


Na CPFL Energia, o maior pagamento supera o menor em 38 vezes e no Pão de Açúcar, 33 vezes

Demorou nove anos para os investidores conhecerem detalhes das remunerações de todos os executivos e conselheiros das companhias abertas brasileiras.

Em 2009, a CVM, reguladora do mercado de capitais, mandou que elas divulgassem a remuneração média, a menor e a maior dos administradores. Desde então, 45 empresas seguraram as informações, por meio de uma liminar, sob argumentos como "privacidade e segurança". Entre as que mantinham os dados sob sigilo estavam bancos e varejistas.

Um primeiro olhar já chamou a atenção para as diferenças muito expressivas entre o maior e o menor pagamento, dentro dos colegiados, de pelo menos 16 companhias.

No caso da CPFL Energia, o maior pagamento supera o menor em 38 vezes (3.689%). Na Hypera, a diferença é de 27 vezes; no Pão de Açúcar, de 33 vezes; na Porto Seguro, de 31. As diferenças podem estar amparadas em boas justificativas, e os números precisam ser olhados caso a caso. A atuação de um só executivo pode ser o diferencial para as receitas de uma empresa.

Funcionários da montadora italiana Fiat-Chrysler ameaçaram greve para protestar contra a contratação pela Juventus de Cristiano Ronaldo, melhor jogador do mundo.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br