TAXA SELIC .


Comitê do Banco Central mantém taxa Selic em 2% ao ano.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) decidiu, em reunião encerrada na tarde desta quarta-feira (16), manter a taxa básica de juros em 2% ao ano. Este é o menor nível da história.

Para você entender melhor, o principal principal papel da taxa Selic dentro da política monetária brasileira é controlar a inflação. 

A crise vem diminuindo bruscamente o consumo das famílias, especialmente daquelas que enfrentaram perda de renda – e, com isso, a inflação também vem caindo.

Este cenário deu espaço para que o Comitê mantivesse a taxa básica de juros em um patamar tão baixo.

Ao manter essa política monetária, o BC também pretende estimular a demanda por crédito e o consumo das famílias, um dos possíveis combustíveis para fazer a economia girar e atenuar a crise.

“O Comitê avalia que a inflação deve se elevar no curto prazo. Contribuem para esse movimento a alta temporária nos preços dos alimentos e a normalização parcial do preço de alguns serviços em um contexto de recuperação dos índices de mobilidade e do nível de atividade”, afirmaram os membros do Comitê em nota de divulgação do resultado.

Você pode conferir a nota na íntegra aqui.



BANCO CENTRAL
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br