OPEN BANKING | PIX


Open banking deve ajudar a driblar desconfiança de clientes com fintechs.

Como novo modelo carrega a chancela do BC, usuários terão mais segurança na hora de contratar crédito online.

Muitas fintechs de crédito já oferecem empréstimos mais baratos que os bancos tradicionais, sem burocracia e pela internet. Essas instituições, no entanto, ainda esbarram na desconfiança do consumidor. 

Com o open banking, ou sistema financeiro aberto, o setor deve ganhar credibilidade.

Como o novo modelo carrega a chancela do Banco Central, clientes bancários poderão sentir mais segurança na hora de contratar um crédito online com instituições menores.

Pelas regras do BC, dentro do novo modelo, o consumidor passa a ser dono de seus dados e pode permitir que uma instituição —ou uma empresa que presta serviços financeiros— acesse seu histórico bancário. 

Isso pula algumas etapas na análise de crédito e pode proporcionar taxas ainda mais baratas aos bons pagadores.

O sistema abre espaço para que o consumidor faça cotação e contrate crédito e outros produtos financeiros por meio de uma única plataforma que pode acessar seus dados, como nos chamados agregadores, que centralizam todas as contas e dívidas do usuário.

Em outra situação, uma instituição pode oferecer em sua plataforma produtos de parceiros, por exemplo.

O cliente poderá determinar em qual banco ele quer liberar acesso aos dados e por quanto tempo. Além disso, apenas instituições autorizadas pelo BC podem integrar o sistema.

A regulação do BC padroniza as tecnologias utilizadas no open banking, mas a autoridade monetária não fará a gestão das plataformas de compartilhamento de dados. 

O próprio mercado criará soluções e, com isso, surge uma nova oportunidade de negócios.

Adrian Cernev, professor microfinanças e inclusão financeira da FGV, destaca que, mesmo com o aval do BC, essas plataformas agregadoras e instituições menores ainda precisarão ganhar a confiança do cliente.

“A reputação da marca ainda é um fator importante. 

Para dar consentimento para a plataforma consultar suas informações bancárias, a pessoa deve sentir confiança naquela empresa. 

Quando há confiança no intermediador, aumentam as chances de utilizar produtos de parceiros”, afirma.



FOLHA DE SÃO PAULO
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