OPEN BANKING


Entenda como o open banking pode beneficiar os pequenos empresários.

Iniciativa do Banco Central vai facilitar o acesso a empréstimos e ampliar os meios de pagamento.

Embora ainda desconhecido pela maioria dos pequenos empresários, o open banking tem o potencial de resolver um de seus maiores problemas: a dificuldade de conseguir empréstimos.

A iniciativa do Banco Central não é um novo produto ou funcionalidade, como o Pix, mas um conjunto de regras e tecnologias que permitirá que as instituições financeiras compartilhem dados de forma automática e padronizada entre si. 

Essas informações podem ser tanto de produtos e serviços quanto dos clientes —quando há autorização expressa por parte deles.

Hoje, quando um empreendedor busca crédito junto a um banco, deve cumprir uma série de requisitos: manter uma conta na instituição por um tempo mínimo (6 ou 12 meses, por exemplo), oferecer garantias (imóveis, veículos ou equipamentos), movimentar valores acima de determinado patamar etc.

“O mercado funciona assim: eu, banco, tenho informações sobre uma empresa e, com base nisso, decido se ela será ou não uma boa pagadora, se vou conceder o crédito, qual taxa de juros vou cobrar. 

A grande questão é que, quando eu não conheço o histórico desse negócio, é muito difícil ter subsídios para tomar essas decisões”, afirma Leonardo Enrique, líder de open banking da Serasa Experian.

Segundo ele, os pequenos negócios muitas vezes são mal avaliados quanto à sua capacidade de pagamento. “Uma empresa que não pagou uma conta de internet de R$ 200 é considerada inadimplente, mesmo se ela tiver um fluxo de caixa robusto e o atraso nesse pagamento tiver sido causado por um descuido.”

Esse cenário deve mudar quando o empresário puder mostrar os dados de seu relacionamento bancário a qualquer instituição financeira de sua escolha. 

O open banking permitirá que o cliente compartilhe informações, como o extrato bancário com todas as movimentações dos últimos meses, faturamento, saldo em conta corrente e serviços que utiliza (máquina de cartão e antecipação de recebíveis, por exemplo).



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br