Especialistas apontam o que pode mudar no marketing no futuro
A partir das mudanças de negócios em
plataformas, o cientista, professor e conselheiro de grandes empresas, Sílvio
Meira, e a mestre em comunicação e consultora em marketing, Rosário Pompeia, identificaram
alguns sinais importantes. Por conta disso, identificaram tendências.
No curto prazo, o esforço de marketing ficará mais caro com a
inclusão de tecnologias, dados e maiores investimentos de empresas. No médio
prazo, os custos irão cair e os retornos irão aumentar.
Além disso, a pressão
regulatória e a pressão por evitar despesas vão impossibilitar certos tipos de
ações específicas. Será preciso criar ecossistemas para ter resultados.
Não teremos influenciadores como hoje. As
narrativas serão cocriadas por um conjunto de pessoas e iremos perder a noção
de quem as criou. Os robôs e a inteligência artificial também estarão aí para
isso.
Não irá mais existir marketing de produto.
À
medida que todo produto se torna serviço, toda estratégia de marketing será
pensada para e orientada por serviços.
EXAME