Falta de produto em supermercado atinge cerveja e
depilatório em agosto.
Indicador
de ruptura avançou também sobre os iogurtes, diz Neogrid.
A falta de alguns produtos nos
supermercados voltou a apontar
tendência de alta em agosto.
O indicador de ruptura da Neogrid, que desde o ano
passado vem sinalizando as lacunas nas gôndolas, subiu de 11,1% em julho para 11,6% em agosto.
As maiores altas estão nos iogurtes, cuja
ruptura saltou de 9,6% para 14,6%, e nos depilatórios, de 9,8% para 15,5%.
O problema voltou a crescer nas
prateleiras da cerveja que,
depois de cinco meses em queda, registrou ruptura de 10,2% para 11,9%, segundo
o indicador na Neogrid, que monitora cadeias de suprimento.
Apesar do avanço,
ainda está muito abaixo do patamar de 16% que atingiu entre julho e agosto do
ano passado, quando a indústria de embalagens teve dificuldade com o
fornecimento de vidro e lata.
A ruptura pode ser atribuída a fatores que
variam desde a escassez de matéria-prima agravada na pandemia até questões climáticas.
Inflação costuma ser outro aspecto responsável pela falta
de produtos nos supermercados porque atrapalha e atrasa as negociações entre
indústria e varejo.
Segundo Robson Munhoz, diretor da Neogrid, a
negociação de reajustes de preços e a falta de insumos estão atrasando a
entrega dos pedidos em um cenário de estoques já mais baixo, o que acaba
aparecendo na gôndola do supermercado.
FOLHA DE SÃO PAULO