ECONOMIA NA PANDEMIA


Pandemia faz triplicar número de brasileiros que compram produtos domésticos pela internet, diz Serasa.

Entre março e julho, passou de 11% para 31% o número de brasileiros fazem compras domésticas online. 

Pesquisa mostrou, ainda, que um em cada quatro brasileiros diz ter cortado gastos desnecessários.

Uma pesquisa divulgada nesta terça-feira (20) pela Serasa Experian mostrou que, diante da pandemia, quase triplicou o número de brasileiros que usam a internet para comprar produtos domésticos.

Segundo o levantamento, em março, quando tiveram início as medidas de distanciamento social para conter a disseminação do novo coronavírus no Brasil, 11% dos consumidores faziam compras online de itens domésticos, excluindo produtos alimentícios. 

Em julho, essa proporção saltou para 31%.

A compra de alimentos pela internet também aumentou no período. 

Segundo a Serasa, passou de 60% para 71% a proporção de consumidores comprando online alimentos para consumo em casa, seja produtos in natura ou refeições prontas.

O cuidado com a saúde trouxe à população uma mudança de hábito que privilegia as compras e interações no ambiente virtual e essa tendência deve continuar após o isolamento social”, avaliou a diretora de Decision Analytics da Serasa Experian, Beatriz Raulino.

Segundo a Serasa, a expectativa é que as compras online aumentem 53% em até seis meses. 

A mesma pesquisa mostrou que 71% dos brasileiros afirmaram ter expectativa alta na entrega de uma experiência digital online.

“A mudança de comportamento trouxe maior conscientização para consumidores e empresários sobre o ambiente virtual. 

As pessoas estão mais atentas aos cuidados que devem ter ao realizarem compras ou transações nesse ambiente. 

As empresas perceberam que precisam de processos seguros e um atendimento eficiente para garantirem o retorno do cliente”, apontou Beatriz.

O levantamento mostrou, também, que os consumidores brasileiros apontaram maior confiança em fornecedores serviços de streaming (60%), seguido de fornecedores de tecnologia (56%) e sistemas de pagamento (55%).



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br