CIÊNCIA


'A essência da inteligência é ver o futuro e não saber das coisas': as previsões do físico visionário Michio Kaku.

Ele se tornou conhecido por seu trabalho na ciência popular, especialmente por suas observações sobre o futuro.

O físico e escritor americano Michio Kaku está convencido de que a era quântica será a que vai determinar o nosso futuro.

Kaku, 77, destacou-se no campo da física teórica, mas também como um renomado divulgador científico.

Kaku analisa como a era quântica, e seus computadores, resolverão radicalmente alguns dos principais desafios da humanidade, desde erradicar doenças até alimentar uma população que só cresce.

"O futuro nos trará a cura do câncer, porque o câncer é uma doença que opera a nível molecular. 

Como o Alzheimer, como o Parkinson. E com a nossa tecnologia digital hoje não a entendemos", explica Kaku.

"Mas com os computadores quânticos que estamos desenvolvendo, vamos entender como (o câncer) funciona e como podemos pará-lo", diz.

O físico de ascendência japonesa adianta que, embora a inteligência artificial se coloque como uma ameaça à humanidade, ainda há tempo para controlá-la.

Em conversa com Kaku em sua casa em Nova York, a BBC Mundo (o serviço em espanhol da BBC) buscou entender as previsões sobre o futuro trazidas em seu livro "Supremacia Quântica".

A evolução só quer seres humanos que sobrevivam. 

E se sobreviver significa matar os outros seres humanos, assim será feito. Dessa forma, estamos cheios de imperfeições dentro da raça humana. 

E os computadores quânticos não vão resolver os problemas que derivam deles.

Mas não é o fim da espécie: à medida que os humanos prosperam, haverá menos necessidade de lutar pelos recursos que temos.

E, nesse sentido, os computadores quânticos vão nos dar a resposta para produzir alimento suficiente para uma população em constante crescimento. 

Ou seja, a capacidade de análise dessas ferramentas —a nível molecular— nos permitirá replicar efetivamente as formas como os alimentos são produzidos naturalmente no mundo. 

E isso é apenas um exemplo do que virá.



BBC NEWS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br