METAVERSO

  • É preciso começar a pensar no metaverso.

O metaverso e a comunicação corporativa, tema tratado pelo comunicólogo Alexandre Hampf, que chama a atenção para o fato de que ainda vai levar alguns anos para as empresas viverem completamente no mundo virtual, mas esse é um cenário que já nos faz pensar nas possibilidades.

Ele e outro especialista, Léo Wollinger, acreditam que todos já aprendemos que não precisamos mais das paredes do escritório para conduzirmos projetos em conjunto e que é possível trabalhar em equipes multidisciplinares que nunca se viram presencialmente, mas precisamos garantir os insumos corretos para o bom desenvolvimento do trabalho.

Ou seja, as organizações precisam se adequar constantemente às novas realidades que surgem, e isso não será diferente com o metaverso.

  • O 5G facilita 

“O avanço do 5G como garantia de uma internet melhor e mais veloz faz com que tenhamos muitos ganhos, mas gestores que se mostram vulneráveis e equipes próximas de seus líderes seguem sendo a receita para organizações bem-sucedidas e times engajados”, complementa  Wollinger

Desde já podemos vislumbrar algumas possibilidades da comunicação organizacional no metaverso. 

De uma maneira geral, haverá um esforço em extrapolar e testar as possibilidades do novo meio de comunicação criado. 

Assim, caberá às equipes criativas tornarem as experiências de hoje em algo mais virtual daqui a alguns anos. 

“Acredito que, apesar de ainda distante da nossa realidade, os primeiros insights relativos à relação entre a comunicação corporativa e o metaverso caminham cada vez mais para experiências imersas e para o posicionamento de marca com uma maior personalização da experiência do usuário dentro desses universos”, explica Wollinger. 

Além disso, como o metaverso será uma experiência com avatares, é realizável a possibilidade de utilizar cada vez mais a gamificação para engajar os colaboradores. 

Porém, não podemos nos esquecer do mundo real. 

Esse é o mesmo pensamento do Leonardo Wollinger: “Em termos de comunicação, acredito que um olhar cada vez mais atento para ações que englobam ambientes digitais e físicos serão necessárias”. 



ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br