Bancos adotam o WhatsApp para atrair
clientes avessos a aplicativos.
No Brasil, 47% dos adultos conectados
à internet realizam transações bancárias via aplicativos de mensagem.
Uma cena
curiosa se repete nas portas de agências bancárias em dia de pagamento do INSS
ou de auxílios do governo: pessoas fazem filas para entrar e sacar dinheiro, ao
mesmo tempo que mandam e recebem mensagens por meio do WhatsApp.
Para os bancos, isso significa que há uma parcela do
público que usa smartphone, mas ainda não está em seus aplicativos.
Por isso, as
instituições financeiras miram o WhatsApp.Uma das mais utilizadas do País, a
plataforma da Meta é uma ponte entre os bancos e esse público, segundo
especialistas, porque simplifica a linguagem do atendimento.
No lugar dos menus
dos aplicativos, entra uma conversa, como a que o cliente costuma ter na
agência física. No "Zap", porém, o papo é com a inteligência
artificial.
O Bradesco, por exemplo, criou
a BIA, que interage com o usuário em suas plataformas.
"Para nós, o
WhatsApp é um canal, mas o que estamos fortalecendo é a convergência do
cliente", diz Eder Lima, responsável pela experiência digital de pessoas
físicas do banco. Segundo ele, a intenção é acostumar o cliente a
"falar" com a BIA em qualquer canal.
No
Banco do Brasil, os usuários também conversam com uma máquina inteligente.
"Exploramos a conversação. O nosso assistente no WhatsApp não tem cara de
URA (atendente eletrônico que identifica dígitos) porque isso não é
conversacional.
Incentivamos a pessoa a falar", diz César Caseiro, líder
da escola de robôs do banco. "O conceito da linguagem no digital é ter o
tom de voz (linguagem) do cliente", observa Sergio Biagini, líder de
serviços financeiros da consultoria Deloitte.
Andrea Carpes, diretora de
atendimento ao cliente do Itaú, diz que os primeiros serviços levados para o
app foram os mais fáceis e de maior demanda, como a emissão da segunda via de
boletos.
"O primeiro critério foi incluir o que tinha mais volume nas
centrais de atendimento", diz. Hoje, é possível abrir contas correntes
pelo WhatsApp.
São
vários os motivos que afastam o cliente do app do banco, incluindo o receio de
gastar parte do plano de dados.
"Em geral, as pessoas de uma classe social
mais baixa e que tendem a ser mais jovens têm necessidades financeiras mais
simples.
Eventualmente, o WhatsApp atende a essas necessidades", aponta
Silvio Marote, sócio da consultoria Bain.
G1