BOLSA


Bolsa sobe com altas de petróleo e aço provocadas pela guerra na Ucrânia.

Vale e Petrobras puxam ganhos; dólar cai com crescimento do setor de commodities.

Principal segmento da Bolsa de Valores brasileira, o setor que concentra empresas produtoras de materiais básicos era impulsionado nesta quarta-feira (2) pelas expectativas de valorização do petróleo e do aço. 

A elevação nos preços é consequência da invasão da Ucrânia pela Rússia.

Às 15h50, o Ibovespa subia 1,92%, a 115.322 pontos. 

O índice de referência do mercado acionário do país era turbinado pelas altas de 6,66% da mineradora Vale e de 1,62% da Petrobras. As petroleiras PetroRio (7,32%) e 3R Petroleum (12,16%) e as siderúrgicas CSN (8,41%) e Gerdau (6,95%) também estavam entre os destaques da sessão.

Expectativas de ganhos com ações ligadas às commodities mantinham a Bolsa do Brasil atraente para investidores estrangeiros, o que significa mais dólares entrando no país. 

Esse movimento fazia a moeda americana recuar 0,67%, a R$ 5,12. A queda ocorria depois da divisa ter subido mais de 1% na abertura do pregão, quando havia passado de R$ 5,20.

Oscilações nos mercados de câmbio e de ações do Brasil eram esperadas após o fechamento de dois dias devido ao Carnaval, enquanto investidores globais avaliavam os efeitos econômicos das sanções impostas pelo Ocidente à Rússia.

Os contratos futuros de aço negociados na China, maior produtor mundial do produto, subiram para uma máxima de mais de duas semanas nesta quarta. 

Há expectativas de que o conflito Rússia-Ucrânia aumentará a demanda por aço chinês no exterior.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br