Queixas contra planos de saúde quase quadruplicam
em cinco anos.
Com aumento das
reclamações, cada vez mais consumidores vão à Justiça, o que preocupa
investidores; ANS abriu consulta pública para discutir novidades no setor
A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) abriu
no último dia 7 consulta pública para discutir diferentes temas
envolvendo planos de saúde, desde a revisão das regras
para incentivar a venda de opções exclusivamente ambulatoriais, sem direito à
internação, até rever critérios de reajustes dos planos individuais e familiares para
permitir que operadoras façam reajustes excepcionais.
A discussão ocorre
em meio a uma crise no atendimento por parte dos planos de saúde. Entre 2018 e
2023, as reclamações contra o setor saltaram 263%, de 97.336 para 353.784,
segundo levantamento feito pela agência a pedido da Folha.
O caso da Notre
Dame Intermédica chama ainda mais a atenção: usuários registraram quase 49 mil
queixas contra a empresa junto à ANS no ano passado.
As reclamações contra a
operadora dispararam 778% nos últimos cinco anos –em 2018, somavam 5.578.
Questionada pela
reportagem, a Notre Dame não reconhece o aumento de 778% e indica alta de 153%
nas queixas em outro intervalo (entre os meses de agosto de 2019 e agosto de
2024)
ANS,
por sua vez, acredita que o aumento das queixas possa ter relação com "o
empoderamento e o maior entendimento dos beneficiários sobre seus direitos."
FOLHA DE SÃO PAULO