Previ quer incentivar critérios sustentáveis em investimentos


A Previ quer que outras entidades de previdência complementar incorporem às suas decisões de investimento os princípios ambientais, sociais e de governança corporativa e integridade - conhecidos como ASGI -, a exemplo do que já faz. A entidade, o maior fundo de pensão da América Latina, também faz coro com organizações sobre a necessidade de se criar métricas para quantificar os riscos e retornos que a adoção destes critérios têm ou não sobre as aplicações.

O fundo de pensão dos funcionários do Banco do Brasil (BB) lançou em junho o guia de melhores práticas de ASGI em investimentos, que contém diretrizes e orientações para demais entidades interessadas em adotar ou aprimorar o tema.

"Queremos transformar o nosso papel de ator para indutor e ajudar as outras fundações a também elevarem a régua", diz o presidente da entidade, Gueitiro Genso. O executivo foi indicado ontem para a vice-presidência de distribuição de varejo e gestão de pessoas do BB.

O executivo defende o papel dos investidores institucionais para aumentar a relevância do tema. "Quando a Previ questiona se uma companhia insere critérios de responsabilidade socioambiental no planejamento estratégico e, se outros fundos de pensão fazem o mesmo, essa empresa vai levar em consideração que todos os investidores estão preocupados com as questões ambientais e de sustentabilidade", afirma Genso.

Juliana Schincariol



VALOR ECONÔMICO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br