RESUMO DO DIA


O ex-secretário de Comunicação Fábio Wajngarten depõe no dia mais tenso da CPI até agora, com ameaça de prisão, discussões e xingamentos. 

Conflito na Faixa de Gaza chega ao terceiro dia, e número de mortos passa de 60.


Ameaça de prisão, troca de acusações, xingamentos e tumulto. 

No dia mais tenso da CPI da Covid até aqui, o ex-secretário de Comunicação Fabio Wajngarten prestou depoimento e  evitou fazer críticas ao governo e apontar responsáveis pelo agravamento da pandemia. 

O presidente da comissão chegou a dizer que Wajngarten estava mentindo – e mais tarde afirmou que vai solicitar ao MP que avalie se o ex-secretário cometeu crime de falso testemunho

Já o relator pediu a prisão do depoente, que por sua vez suavizou o discurso sobre críticas ao Ministério da Saúde (à revista "Veja", ele havia citado a "incompetência" da pasta). 

A sessão chegou a ser suspensa depois que o senador Flavio Bolsonaro chamou Renan Calheiros de "vagabundo"

  • Conflito em Gaza 

A guerra de mísseis, foguetes e ataques aéreos entre Israel e palestinos entrou hoje no terceiro dia. 

E o número de mortos nos confrontos passou de 60 . Neste que já é o maior conflito na região desde 2014, foram contabilizadas 56 vítimas na Faixa de Gaza desde segunda, de acordo com autoridades do território palestino. 

 Em Israel, são seis, dizem autoridades médicas israelenses. 

O Hamas – movimento palestino que controla a Faixa de Gaza e tem um braço político e um armado – anunciou a morte de vários de seus comandantes.  

  • Vacinação de grávidas 

Um dia depois de o Ministério da Saúde ter restringido a vacinação de grávidas e puérperas àquelas com comorbidades (doenças preexistentes) e de ter vetado a aplicação das doses da AstraZeneca/Oxford, o estado de SP anunciou que retomará, em 17 de maio, a campanha voltada a gestantes

Isso só será possível por causa de remanejamentos de doses e da entrega de um novo lote de CoronaVac. 

a prefeitura do Rio reiniciou a vacinação hoje – também só com CoronaVac e Pfizer. Em MG, o governo recomendou a interrupção da aplicação das doses em grávidas sem comorbidades

 



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br