MERCADO FINANCEIRO


Bolsa tem o maior fechamento em 4 meses ainda repercutindo vacina da Pfeizer.

📊 Ibovespa:  +1,50% (105.066 pontos)

💵  Dólar: +0,04% (R$ 5,39)

Resumo:

️ Ainda ecoando notícia da vacina da Pfeizer e BioNTech, Bolsa segue em disparada, chegando ao maior fechamento em 4 meses;

️ antes desvalorizadas pela pandemia, empresas mais “analógicas” recuperam ganhos com esperança trazida pela possível vacina;

️ companhias de tecnologia marcam as maiores perdas do dia;

️ Rodrigo Maia afirma que o Brasil “vai explodir” no começo de 2021 caso reformas não sejam aprovadas.

Mais um dia de sol e arrancada no Ibovespa, que alcançou os 105 mil pontos nesta terça-feira (10) e teve o maior fechamento em 4 meses. 

Quem leu o resumo de ontem vai se lembrar da ótima notícia sobre a vacina da Pfeizer em parceria com a BioNTech, cujos dados iniciais mostraram eficácia de mais de 90%, segundo o jornal New York Times. 

É uma baita notícia que, claro, animou e seguiu animando o mercado financeiro. 

A perspectiva de que o "antigo normal" volte em breve ajudou principalmente as empresas que se desvalorizaram na pandemia – caso daquelas cuja atividade é mais ligada ao mundo analógico e físico. 

  • O resultado apareceu nas bolsas ao redor do globo. 

Foi o caso da Petrobras – que, sozinha, representa 9% da carteira teórica do Ibovespa –, surfando na alta do preço do barril de petróleo. 

O raciocínio é que, com o mundo voltando ao normal, as pessoas usarão mais combustíveis para se locomover e, com maior demanda, os preços acabam subindo.

O mesmo aconteceu com os papéis dos bancões que, mesmo tendo um braço digital, ainda são atrelados à forte presença analógica. 

Como as empresas financeiras também representam uma boa fatia do Ibovespa, o impacto no resultado do dia ficou claro.

No entanto, como toda moeda tem dois lados, ações de empresas que viram grande valorização na pandemia – caso de e-commerces – amargaram as maiores perdas do dia com os investidores realizando os lucros. 

Lembrando que, no jargão do mercado financeiro, realizar o lucro significa vender os papéis que estavam em alta e embolsar a grana antes que as ações se desvalorizassem. Quando tem mais gente querendo vender do que comprar, os papéis acabam se desvalorizando. 

Um movimento semelhante rolou lá fora. 

Os índices S&P 500 e Nasdaq fecharam em queda, com os investidores migrando a grana aplicada em empresas de tecnologia para as mais “analógicas”. 

Por isso, só Dow Jones encerrou o dia em alta.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br