MERCADO FINANCEIRO 1


Conflito entre EUA e China tem novo capítulo e provoca queda na Bolsa

Ibovespa: -1,33% (98.697 pontos)

Dólar: +1,21% (R$ 5,38)

Resumo:

  • Segunda-feira começou com otimismo graças a notícias de uma vacina contra coronavírus, mas Ibovespa recuou depois de novo capítulo do conflito entre China e EUA;
  • mercado projeta recessão ligeiramente menor em 2020, mostra Focus;
  • Programas de empréstimo do governo cobrem só 6% do crédito que pequenas empresas precisam em 2020;
  • Caixa libera novos saques do FGTS para nascidos em março nesta segunda;
  • inflação para terceira idade se mantém acima do resto da população.

Até rolou um otimismo sobre a recuperação da economia mundial no começo do dia, mas a Bolsa encerrou esta segunda-feira (13) em queda. 

Nosso Ibovespa acompanhou o movimento de perdas do mercado americano, causado mais uma vez pela tensão entre China e Estados Unidos.

Desta vez, o governo Trump rejeitou as reivindicações chinesas sobre o Mar do Sul da China. 

Isso representa, na prática, que os EUA estão mudando sua política de não interferir em disputas territoriais na região – o que deixou os investidores em alerta.

“Estamos deixando claro: as reivindicações de Pequim de recursos offshore na maior parte do Mar da China Meridional são completamente ilegais, assim como sua campanha de bullying para controlá-los”, afirmou Mike Pompeo, secretário de Estado dos Estados Unidos.

Além da alta voltagem entre os países, também influenciou no recuo dos índices a decisão do governador da Califórnia, nos EUA, de ordenar o fechamento de bares e outras atividades diante do constante aumento de casos de coronavírus no estado estadunidense.

De acordo com relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS), foi registrado um novo recorde de 230.370 novos casos de COVID-19 em 24 horas neste domingo (12) – Estados Unidos, Brasil, Índia e África do Sul são os países que lideram os registros. 

Por aqui, a média de novos casos por dia nos últimos 7 dias é de 37.370.

No começo do dia de hoje, o mercado estava animado com a notícia de que a FDA, agência reguladora de medicamentos dos EUA similar à Anvisa, classificou como “fast-track” duas potenciais vacinas contra o vírus que estão sendo desenvolvidas pela Pfizer com a BioNTech.

Esse status deve facilitar os processos de aprovação, o que aumentou o otimismo do mercado financeiro em relação a uma retomada econômica mais rápida.


FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br