MERCADO FINANCEIRO


📊 Ibovespa: +1,5% (113.749 pontos)

💵  Dólar: +0,55% (R$ 5,67)

O que a Selic tem a ver com a Bolsa subindo nesta quinta-feira?
Nesta quinta-feira (25), o mercado financeiro desviou o olhar dos números da pandemia e mirou na política monetária.

Bastou uma declaração do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para investidores respirarem fundo e empurrarem a Bolsa para um fechamento positivo.

Havia um burburinho por aí sobre os rumos da Selic – especialmente depois do comunicado divulgado pelo Comitê de Política Monetária (Copom) – sobre o quanto nossa taxa básica de juros ainda subiria. 

Alguns acreditavam que ela poderia pular até 1 ponto percentual.

Neste ponto, você já deve ter entendido que muito do que acontece no mercado financeiro tem como base os rumores.

Você também deve ter notado que nada como um fato para matar um boato, certo? 

O Ibovespa vinha na corda bamba até a declaração de Campos Neto – neste caso, o fato. Ele declarou que, se está escrito no comunicado, assim será: a Selic não subirá a ponto de deixar de estimular a economia. 

Ela deve ficar em um nível chamado de “estimulativo”, por volta de 6% ao ano, segundo o próprio Relatório Trimestral de Inflação (RTI) do BC.

A afirmação de Campos Neto deu aquele empurrão nas ações de empresas do ciclo doméstico, ou seja, mais ligadas ao consumo em nossas terras, e não a exportações. 

Essa notícia ajudou os investidores a desviarem o olhar da tragédia que acontece debaixo de nossos olhos, com repercussões humanitárias, sociais e econômicas. 

Pero no mucho

Os riscos econômicos ligados à pandemia do coronavírus seguem no horizonte do mercado financeiro, especialmente diante da vacinação lenta. 

E mais um risco gritou nesta quinta-feira: o político. 

Em discurso, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), disse ter ligado o "sinal amarelo" para o governo. 

Lira também citou um “remédio amargo” para lidar com a “espiral de erros” no combate à pandemia – o que, para bons entendedores, foi lido como uma menção a um possível impeachment de Bolsonaro. 

Tal qual boas investidoras, estamos com um olho na crise sanitária e outro na Bolsa. Seguiremos acompanhando para te informar.

 saber hoje:

  • O Banco Central reduziu para 3,6% a estimativa de crescimento da economia em 2021. Antes do anúncio desta quinta-feira, o BC esperava que o Produto Interno Bruto (PIB) subisse 3,8%.
  • Segura o bolso! A prévia da inflação oficial do País – o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) – deu um pulo de 0,93% em março, divulgou nesta quinta-feira o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Este é o maior resultado para um mês de março desde 2015.
  • Quanto seu dinheiro valia em 2020? E quanto ele vale hoje em dia? O G1 fez um comparativo e descobriu que R$ 200 compram muito menos este ano do que no ano passado. Confira aqui.
  • Para lidarem com os gastos do dia a dia, 61% dos brasileiros cortaram gastos ou evitaram despesas programadas, mostrou um levantamento do Banco de Desenvolvimento da América Latina.

A pesquisa também mostrou que, caso percam a renda, 53% dos entrevistados conseguiriam se manter por três meses. Já 30% afirmaram que o limite seria de menos de um mês.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br