Documento da Nestlé diz que a maior parte de seus
alimentos não é saudável.
Apresentação
interna da empresa reconhece que mais de 60% de seus produtos não cumprem a
'definição reconhecida de saúde'.
A maior companhia mundial de alimentos, Nestlé,
admitiu que mais de 60% de seus principais produtos de alimentos e bebidas não
cumprem uma "definição reconhecida de saúde" e que "algumas das
categorias e produtos nunca serão 'saudáveis', por mais que renovemos".
Uma apresentação que circulou entre altos
executivos neste ano, vista pelo jornal Financial Times, diz que apenas 37% dos
alimentos e bebidas da Nestlé por receitas, excluindo produtos como comida para
pets e nutrição médica especializada, alcançam uma classificação acima de 3,5
pelo sistema de estrelas de saúde da Austrália.
O sistema dá notas aos alimentos até cinco estrelas
e é usado em pesquisas por grupos internacionais como a Fundação Acesso à
Nutrição.
A Nestlé, fabricante de KitKat e do Nescafé, descreve a barreira de
3,5 estrelas como uma "definição reconhecida de saúde".
Em seu portfólio total de alimentos e bebidas,
cerca de 70% dos produtos Nestlé não alcançam essa barreira, disse a
apresentação, juntamente com 96% das bebidas —excluindo o café puro— e 99% do
portfólio de doces e sorvetes da empresa.
Água e
laticínios se saíram melhor, com 82% das águas e 60% dos laticínios alcançando
a barreira.
"Fizemos melhoras significativas em nossos
produtos, [mas] nosso portfólio ainda fica abaixo das definições externas de
saúde, em uma paisagem onde a pressão regulatória e as exigências dos consumidores estão
disparando", disse a
apresentação.
Os dados excluem comida para bebês e para animais
de estimação, café e a divisão de ciência da saúde, que faz alimentos para
pessoas com condições médicas específicas.
Isso significa que os dados
representam cerca da metade das receitas anuais totais da Nestlé, de 92,6
bilhões de francos suíços (R$ 533,38 bilhões).
As conclusões surgem quando fabricantes de
alimentos enfrentam um movimento global de combate à obesidade e promoção da alimentação mais
saudável.
Executivos da Nestlé estão considerando quais novos compromissos
podem assumir sobre nutrição e visam revelar planos neste ano.
O grupo também está atualizando seus padrões
internos de nutrição, conhecidos como Fundação Nutricional Nestlé, que foram
adotados sob o ex-executivo-chefe Peter Brabeck-Letmathe, que caracterizou a
Nestlé como uma "companhia de nutrição, saúde e bem-estar".
Alguns produtos considerados saudáveis, como carne alternativa à base de vegetais, são
áreas de forte crescimento para os fabricantes de alimentos.
A Nestlé vendeu
parte de suas divisões que produziam produtos menos saudáveis, como a
participação de 60% na fábrica de embutidos Herta em 2019.
A Nestlé se classificou no topo entre os grandes
fabricantes mundiais de alimentos e bebidas em um índice de 2018 de iniciativas
de incentivo a melhores dietas, compilado pela Fundação Acesso à Nutrição, mas
a fundação advertiu que "todas as empresas precisam fazer muito
mais".
A empresa disse: "Nos últimos anos, lançamos
milhares de produtos para crianças e famílias que cumprem os padrões externos
de nutrição.
Também distribuímos bilhões de doses de micronutrientes através de
nossos produtos acessíveis e nutritivos".
E acrescentou: "Acreditamos que uma dieta
saudável significa encontrar um equilíbrio entre bem-estar e prazer.
Isso
inclui ter algum espaço para alimentos indulgentes, consumidos com moderação.
Nossa rota de viagem não mudou, e é clara: continuaremos tornando nosso
portfólio mais saboroso e saudável".
FOLHA DE SÃO PAULO