Eduardo Guardia será o novo ministro da Fazenda


O novo ministro da Fazenda será Eduardo Guardia, hoje secretário executivo da pasta. Guardia substituirá Henrique Meirelles, que deixará o comando da economia na próxima semana para tentar disputar as eleições de outubro. Meirelles vai se filiar ao MDB e quer concorrer à Presidência.

Guardia foi indicado pelo titular da Fazenda, mas enfrentava resistências no Congresso por ser considerado um técnico sem jogo de cintura político. A escolha do nome dele, no entanto, fez parte de um acordo do presidente Michel Temer com Meirelles para que o ministro se filiasse ao MDB.

Além disso, Temer também avaliou que manter a continuidade na equipe econômica é o melhor caminho para evitar turbulências no fim do governo, principalmente às vésperas das eleições. Projeções indicam um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) que pode superar as expectativas e chegar a 3,4%, além de arrecadação em alta, inflação baixa e juros que tendem a cair ainda mais.

Temer planeja entrar no páreo por um novo mandato e pode ter Meirelles como vice da chapa. No Palácio do Planalto, auxiliares do presidente dizem que a ideia é formar uma aliança entre a política e a economia, ao centro, para enfrentar os extremos.  Se até o fim de junho Temer não tiver melhor desempenho nas pesquisas, no entanto, a tarefa de defender o governo pode ficar com Meirelles.



site Dinheirama
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br