Empresas de publicidade digital reforçam coro
contra projeto das fake news.
Setor afirma que
proposta discutida na Câmara pode tornar inviável modelo de negócios.
Empresas que
cresceram com o avanço da publicidade digital nos últimos anos se articulam
para engrossar a pressão dos gigantes da tecnologia contra o projeto de lei da Câmara dos Deputados
que muda as regras do setor e busca combater a desinformação na internet.
O IAB Brasil,
associação que têm entre os filiados as principais plataformas, grandes
anunciantes, agências e grupos de comunicação, diz que o projeto pode tornar
inviável o modelo de negócios de muitas agências.
O grupo iniciou
nesta semana coleta de apoios para um abaixo-assinado contra
o projeto, aprovado terça-feira (7) por um grupo de trabalho criado pela Câmara
para discutir texto aprovado pelo Senado em 2020.
A proposta sofreu várias alterações e foi
encaminhada para votação no plenário da Câmara, o que só deve ocorrer em 2022.
Para Ivar Hartman,
professor do Insper que participou dos debates sobre o projeto na Câmara,
dispositivos como os criticados pelas agências são essenciais para dar
transparência às plataformas e impedir mau uso de dados dos usuários e
contribuiriam para evitar concentração econômica no setor.
FOLHA DE SÃO PAULO