FUNPRESP-JUD


Diretor de Investimentos da Funpresp-Jud comenta resultado de 2021 e apresenta estratégias para este ano

Enfrentar a mudança radical dos rumos das taxas de juros, além da queda nos preços dos ativos de Renda Fixa, de Renda Variável e Imobiliários foram os principais desafios enfrentados pela Funpresp-Jud em 2021.

Diante de um cenário instável, a equipe da Diretoria de Investimentos trabalhou fortemente para buscar os melhores resultados para os participantes, minimizando o impacto do cenário adverso.

Para apresentar os resultados obtidos pelos investimentos da Funpresp-Jud em 2021, a Fundação divulgou uma Carta de Investimentos aos Participantes. 

O documento descreve as estratégias adotadas ao longo do período, que tiveram estreita relação com as variações verificadas do cenário macroeconômico e do comportamento dos ativos financeiros, domésticos e internacionais.

O resultado da Carteira de Investimentos do Plano de Benefícios da Funpresp-Jud encerrou 2021 com retorno positivo de 3,42% em termos nominais e negativo em 6,04% em termos reais, abaixo da meta para o ano (14,61% em termos nominais e 4,13% em termos reais.

Já a rentabilidade que realmente impacta o saldo de conta dos participantes é a das Reservas do Plano de Benefícios, que encerraram 2021 com retorno positivo de 1,86% em termos nominais e negativa em 7,45% em termos reais, também abaixo do benchmark.

  • A estratégia a ser adotada para os investimentos das Reservas dos participantes em 2022

Em primeiro lugar, os próximos meses continuarão a ser de alta volatilidade nos preços dos ativos domésticos. 

E isso deverá se verificar até o final de 2022, por conta do processo eleitoral brasileiro e até que fique claro como se dará a gestão da política fiscal, tendo em vista que os últimos movimentos foram no sentido contrário à consolidação fiscal.

Além disso, podemos ser fortemente impactos pelo cenário externo, principalmente em relação ao processo de elevação da taxa básica de juros dos EUA.

Por conta disso, apesar de estarmos com níveis bastante interessantes para investimentos nas diversas classes de ativos, principalmente de renda fixa, ainda assim devemos adotar uma estratégia mais conservadora durante algum tempo até que o cenário fique menos incerto.

Ainda, por conta da nova conjuntura econômica, completamente diferente daquela verificada há apenas um ano atrás, e do atual patamar dos preços dos ativos, vai ser possível diminuir temporariamente o processo de diversificação dos investimentos, não sendo necessário priorizar aplicações em renda variável ou em investimentos no exterior por enquanto, lembrando que as aplicações neste último segmento (Exterior) estão próximas ao limite legal (10% do Plano de Benefícios).

Entretanto, devemos aumentar gradualmente a alocação no segmento Imobiliário, mas com apetite menor do que aquele que era preciso no início de 2021. 

E os fundos de investimento multimercados já voltaram a ser acessados pela Fundação por conta da expectativa de retorno elevado devido ao novo nível da taxa básica de juros.

Lembrar que, em um cenário adverso e desafiador, como o atual, a Funpresp-Jud preza por uma postura de cautela nos investimentos, com estruturas de proteção em parcela dos ativos, buscando equilibrar o nível de risco e retorno de maneira tal que resguarde a saúde previdenciária dos participantes, embora seja possível, em momentos pontuais e específicos, aproveitar os preços mais atraentes dos ativos, com uma visão de médio e longo prazos.

Importante ressaltar que a oscilação das cotas do Plano de Benefícios, assim como das Reservas dos Participantes e do FCBE, como verificado em 2021, se dá não somente pelos novos investimentos, mas principalmente pelo estoque de ativos que já estão no portfólio e, sendo assim, os efeitos da diminuição de risco a ser executada em 2022 deverão ser sentidos paulatinamente.

Em resumo, o novo cenário macroeconômico trouxe resultados ruins no curto prazo (2021), mas pode se mostrar menos desafiador no futuro próximo, ao propiciar melhores rentabilidades nos investimentos da Fundação com riscos menores. Para isso ocorrer, no entanto, é necessário, no mínimo, a estabilização do panorama.



FUNPRESP-JUD
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br