Tido
como uma maneira de medir o poder de compra de cada país, o índice Big Mac, criado pela revista Economist,
calcula se uma moeda está mais desvalorizada do que deveria em relação a outras
com base no preço que o sanduíche do McDonald 's é vendido no território.
O Rio se inspirou nesse cálculo e criou uma versão local para medir o poder de
compra das famílias dentro da cidade: o índice Frangão Carioca.
Entenda: feito pela prefeitura, o indicador calcula o preço médio
da refeição em 190 estabelecimentos de 161 bairros do município, cruzando as
estatísticas com a renda média em cada um dos locais.
- A partir
daí, estima-se quanto cada morador gasta do que entra no bolso para
consumir um frango assado nesses endereços.
- A escolha
pela iguaria justifica-se pelo alimento ser um destaque na mesa da
população local, especialmente nos finais de semana.
Em números: é no Jacarezinho, zona norte da cidade, onde
o carioca mais gasta uma parcela de seu rendimento para comprar um frango
assado, com 13,39% (preço do prato de R$ 54,29 dividido pela
renda média de R$ 405,49 na comunidade).
Na outra ponta, o morador do bairro do Joá, na
zona oeste, usa apenas 0,57% da renda (valor médio do frango de R$ 35,76
e ganhos dos moradores em R$ 6.239,50).
FOLHA DE SÃO PAULO