O ÍNDICE BIG MAC DOS CARIOCAS


Tido como uma maneira de medir o poder de compra de cada país, o índice Big Mac, criado pela revista Economist, calcula se uma moeda está mais desvalorizada do que deveria em relação a outras com base no preço que o sanduíche do McDonald 's é vendido no território.

O Rio se inspirou nesse cálculo e criou uma versão local para medir o poder de compra das famílias dentro da cidade: o índice Frangão Carioca.

Entenda: feito pela prefeitura, o indicador calcula o preço médio da refeição em 190 estabelecimentos de 161 bairros do município, cruzando as estatísticas com a renda média em cada um dos locais.

  • A partir daí, estima-se quanto cada morador gasta do que entra no bolso para consumir um frango assado nesses endereços.
  • A escolha pela iguaria justifica-se pelo alimento ser um destaque na mesa da população local, especialmente nos finais de semana.

Em números: é no Jacarezinho, zona norte da cidade, onde o carioca mais gasta uma parcela de seu rendimento para comprar um frango assado, com 13,39% (preço do prato de R$ 54,29 dividido pela renda média de R$ 405,49 na comunidade).

Na outra ponta, o morador do bairro do Joá, na zona oeste, usa apenas 0,57% da renda (valor médio do frango de R$ 35,76 e ganhos dos moradores em R$ 6.239,50).



FOLHA DE SÃO PAULO
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