INSS


INSS amplia jornada de servidor para reduzir fila de requerimentos.

Horário de atendimento ao segurado nas agências não muda, diz instituto.

Duas portarias publicadas na edição desta quarta-feira (1º) do Diário Oficial da União alteram a jornada de trabalho dos servidores do INSS. 

O objetivo, segundo o instituto, é alocar a força de trabalho nas agências na parte da manhã e, na parte da tarde, liberar processos e fazer análises para dar fluxo à fila de requerimento dos segurados.

Desde setembro de 2020, após reabertura das agências da Previdência Social já atendem os segurados em horário diferenciado, entre 7h e 14h

De acordo com o INSS, em torno de 400 mil requerimentos são recebidos por mês, que abrangem diversos benefícios como pensão por morte, aposentadoria, incapacidade temporária e outros.

O instituto afirma ainda que cerca de 25% da fila depende de documentação que deve ser entregue pelos segurados.

Segundo estudos realizados pelo INSS, entre 95% e 97% dos atendimentos das unidades ocorrem no pela manhã. "Hoje, para ter o protocolo, não é necessário se deslocar até uma agência, basta ligar para o 135 ou fazer por meio do Meu INSS. 

Esse movimento fez com que a procura pelo atendimento presencial caísse em até 40%. 

Com isso, se otimiza a força de trabalho e a concentra em um horário de atendimento que seja mais eficiente para atender aos segurados", afirma o órgão federal, em nota.

portaria Nº 1.347, publicada nesta quarta, estabelece a jornada de trabalho de 40 horas semanais. 

Das oito horas diárias que devem ser realizadas pelo servidor, duas serão para o trabalho administrativo, podendo ser desempenhadas de forma remota.

Os horários de atendimento das agências, nos dias úteis, podem ser flexibilizados a depender da localidade, iniciando às 7h ou 8h da manhã. 

No Sul do país, por exemplo, o atendimento pode começar um pouco mais tarde, devido às condições climáticas, como o frio, assim como no norte do país devido aos diferentes fusos horários


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