INSS amplia jornada de servidor para reduzir fila
de requerimentos.
Horário
de atendimento ao segurado nas agências não muda, diz instituto.
Duas portarias publicadas na edição desta
quarta-feira (1º) do Diário Oficial da União alteram a jornada de trabalho dos
servidores do INSS.
O objetivo, segundo o instituto, é alocar a força de
trabalho nas agências na parte da manhã e, na parte da tarde, liberar processos
e fazer análises para dar fluxo à fila de requerimento dos segurados.
Desde setembro de 2020, após reabertura das agências da
Previdência Social já atendem os segurados em horário diferenciado, entre 7h e
14h.
De acordo com o INSS, em torno de 400 mil requerimentos são
recebidos por mês, que abrangem diversos benefícios como pensão por morte,
aposentadoria, incapacidade temporária e outros.
O instituto afirma ainda que cerca de 25% da fila
depende de documentação que deve ser entregue pelos segurados.
Segundo estudos realizados pelo INSS, entre 95% e
97% dos atendimentos das unidades ocorrem no pela manhã. "Hoje, para ter o
protocolo, não é necessário se deslocar até uma agência, basta ligar para o 135
ou fazer por meio do Meu INSS.
Esse movimento fez com que a procura pelo
atendimento presencial caísse em até 40%.
Com isso, se otimiza a força de
trabalho e a concentra em um horário de atendimento que seja mais eficiente
para atender aos segurados", afirma o órgão federal, em nota.
A portaria Nº 1.347, publicada nesta quarta,
estabelece a jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Das oito horas diárias
que devem ser realizadas pelo servidor, duas serão para o trabalho
administrativo, podendo ser desempenhadas de forma remota.
Os horários de atendimento das agências, nos
dias úteis, podem ser flexibilizados a depender da localidade, iniciando às 7h
ou 8h da manhã.
No Sul do país, por exemplo, o atendimento pode começar um
pouco mais tarde, devido às condições climáticas, como o frio, assim como no
norte do país devido aos diferentes fusos horários
AGORA