RESUMO DO DIA


Representante da Davati depõe na CPI, revela disputa no Ministério da Saúde e chama propina de "comissionamento".

Raio X da violência no Brasil: crescem os assassinatos, a letalidade policial e o número de armas em circulação.

Enem tem o menor nº de inscritos desde 2007.

Temporal devasta cidades da Alemanha e Bélgica.

A aquisição bilionária do Magazine Luiza. 

  • À CPI, vendedor da Davati expõe disputa na Saúde e chama propina de comissão

Cristiano Carvalho, representante da Davati que negociou vacinas com o governo, disse que foi insistentemente procurado pelo Ministério da Saúde e que havia uma disputa interna na pasta entre dois grupos: um do coronel Élcio Franco, braço direito do então ministro Pazuello, e outro do ex-diretor Roberto Dias, exonerado após ser acusado de pedir propina. 

Aliás, sobre propina, Carvalho disse que não ouviu esse termo, mas que estava ciente de um pedido de "comissionamento extra" para vender doses da AstraZeneca ao Brasil. Segundo ele, 8 autoridades participaram da negociação, sendo 6 militares. 

Ainda que a Davati tenha mantido tratativas oficiais com o governo, a AstraZeneca nega ter qualquer intermediária aqui. Para senadores, a empresa tentou dar um golpe oferecendo vacinas que não tinha. 

Carvalho se apresentou à CPI como um vendedor eventual de vacinas, sem vínculos formais com a Davati, e disse que viu uma “oportunidade” ao ser procurado. 

Segundo ele, quem buscou a empresa primeiro foi o reverendo Amilton Gomes de Paula

  • Enem

O Enem 2021 teve o menor número de inscritos desde 2007 e o menor também desde que a prova adotou o atual formato, em 2009. Foram 4.004.764 inscrições. 

Porém, a quantidade final de candidatos habilitados a realizarem o exame pode cair ainda mais, já que o pagamento da taxa de inscrição pode ser feito até segunda (19). 

  • Tuíte racista

Nas redes sociais, o secretário Especial de Cultura, Mário Frias, postou um comentário racista sobre o historiador e ativista negro Jones Manoel, dizendo que ele "precisa de um bom banho". 

Manoel replicou: "Olha o ex-ator frustrado e atual fascista cometendo um crime de racismo diário". O historiador disse que ainda não prestou queixa contra Frias, mas está avaliando entrar na Justiça. O Twitter deletou o post do secretário.

 

  • Magazine Luiza

R$ 1 bilhão. Esse é o valor que o Magazine Luiza irá pagar pela aquisição do KaBuM!, uma plataforma de e-commerce de tecnologia e games. Com a compra, a empresa reforça a estratégia de atingir novas categorias.

 

  • Cuba

O escritor e jornalista cubano Ernesto Pérez Chang analisou a crise política e econômica no país, afirmando que o atual regime está em perigo e prevê mais violência contra os manifestantes.

"Cubanos perceberam que não há um governo socialista ou comunista, mas um regime de militares que se transformaram em empresários

 

  • Solidariedade

A uma semana para o fim dos estudos, a universitária Maya Nepos percebeu que tinha 48 horas para utilizar US$ 600 do plano de alimentação fornecido pela faculdade. 

Ela resolveu montar pacotes com itens de alimentação e kits de higiene pra distribuir a pessoas em situação de rua. No final, a jovem conseguiu ajudar 40 moradores de St. Louis, nos EUA.



G1
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br