BALANÇO DA SEMANA


📊 Ibovespa: +0,97% (120.530 pontos)

💵  Dólar: +0,78% (R$ 5,49)

EUA e Orçamento puxam Bolsa para cima, mas semana fecha no negativo

Ela veio: a primeira alta da semana! Depois do susto da véspera, a Bolsa recuperou a força nesta sexta-feira (23) e encerrou o dia no positivo.

No entanto, os ganhos não foram suficientes para apagar as perdas dos últimos dias e o Ibovespa acumulou perda de 0,48% na semana. Já o dólar desvalorizou 1,58% no mesmo período.

O que rolou?

Assim como aconteceu na última quinta-feira (22), o resultado do dia também teve muito a ver com o que rolou nas bolsas dos Estados Unidos. 

A alta de 6ª veio como um movimento de correção depois que os principais índices de Nova York fecharam em queda.

(Apenas para relembrar, a queda de ontem veio com a notícia de que o presidente dos EUA, Joe Biden, financiaria seus programas de estímulo com um aumento de impostos sobre os mais ricos.)

Para esquentar os motores deste pregão, o chamado índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) composto dos EUA, que conta com dados dos setores de indústria e serviços, cresceu de 59,7 em março para 62,2 em abril. 

Este é o maior nível desde outubro de 2009, início da série histórica, de acordo com a IHS Markit.

Já por aqui, finalmente a novela do Orçamento de 2021 pareceu ter uma resolução, com o presidente Jair Bolsonaro assinando a Lei Orçamentária deste ano aos 45 minutos do segundo tempo desta quinta-feira. 

Foi um peso que saiu dos ombros dos investidores, que ansiavam por uma medida que não rompesse o teto de gastos. Com os cortes, no entanto, o Censo ficou de fora do orçamento e não ocorrerá este ano.

"As consequências e gestão para um novo Censo serão comunicadas ao longo deste ano, em particular em decisões tomadas na Junta de Execução Orçamentária", disse o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues. 

Do lado corporativo, o mercado está de olho na temporada de balanços que acaba de começar. 

Os resultados da Vale saem apenas na segunda-feira (26), mas os investidores já esperam números positivos no primeiro trimestre – e já se adiantaram para adquirir papéis da mineradora, que valorizou e puxou o Ibovespa para a alta.

Ações de empresas ligadas à retomada pós-pandemia, como Gol e Via Varejo, também valorizaram diante da notícia de que o estado de São Paulo reabrirá o setor de serviços a partir de sábado.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br