INSTITUIÇÕES FINANCEIRAS


Mercados cada vez mais digitais e integrados

Com as Instituições financeiras mais  interligadas as movimentações e consultas ficarão mais ágeis, preveem especialistas. Sistema começou a ser implantado no País em fevereiro e entra amanhã  em sua quarta e última fase, com a inclusão, inclusive, da previdência aberta.

Na avaliação do diretor de Inovação, Produtos e Serviços Bancários da Febraban,  Leandro Vilain,  é provável que o cliente possa pagar uma compra em um e-commerce sem precisar entrar no aplicativo do banco, apertando apenas um botão. 

Ou, caso tenha conta em mais de uma instituição, vai poder fazer uma transferência de uma delas usando o saldo da outra, se, por exemplo, estiver no vermelho na primeira conta.

“Acho que é viável em dois meses, por meio de aplicativos de agregadores financeiros do próprio setor bancário, que vão permitir a consolidação de operações de mais de uma conta bancária. 

O banco A pode disponibilizar o agregador, em que o cliente poderá ver o extrato do banco A e o do banco B. Será ótimo principalmente para o microempresário, que tem muito trabalho nessa conciliação”, explica Vilain.

“O open banking é como a chegada da internet. 

Na década de 80, ninguém sabia direito para que servia aquilo, mas sabia que tinha potencial. 

Hoje, 67% das transações bancárias são feitas no internet banking ou no celular. 

Pouco a pouco, os produtos com open banking vão começar a surgir”, completa, ressaltando a preocupação dos bancos com os protocolos de segurança para proteger os dados dos clientes.

Da mesma forma, Rogerio Melfi, coordenador do Grupo de Trabalho de Open Banking da Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs), ressalta que as instituições financeiras já estão preparadas para fazer as movimentações de pagamento, mas é preciso esperar a “evolução natural do mercado” dos iniciadores de pagamento. 

“O open banking é uma maratona. Tem evoluído, conforme o crescente número de conexões.”



O ESTADO DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br