INFLAÇÃO


Como a guerra na Ucrânia está afetando a economia global.

Além das mortes e da destruição, a invasão da Ucrânia pela Rússia, desde seu início, há menos de um mês, impactou toda a economia global, resultando em crescimento mais lento e elevação da inflação. 

Preços mais altos de alimentos e combustíveis de uso doméstico atingirão principalmente os mais pobres.

Como resultado das sanções externas sobre a Rússia –o isolamento de seu banco central e a exclusão de alguns de seus bancos do sistema de pagamentos internacionais Swift, assim como a detenção de ativos de oligarcas russos no exterior, as sanções voluntariamente aplicadas por agentes privados externos e a interdição de produtos tecnológicos importados pelo país –seu PIB deve cair pelo menos 15% esse ano. 

As economias vizinhas de Ucrânia e Rússia estão passando por interrupções no comércio, paralisações em cadeias de suprimentos e quedas nas remessas de emigrantes, além de terem que lidar com um contingente de refugiados da Ucrânia que já passa de 3 milhões.

Os impactos imediatos da guerra alhures estão se dando através de três canais de transmissão.

  • Primeiro, há um efeito sobre as finanças, na medida em que a queda de confiança nos negócios e a maior incerteza dos investidores afetaram negativamente os preços dos ativos, apertando as condições financeiras. Temeu-se que a guerra pudesse até levar à saída de capitais de áreas consideradas sensíveis a subidas de prêmios de risco, como vários países emergentes e em desenvolvimento, ou no mínimo a vendas de seus papéis para pagar investidores em retirada de fundos com exposição à Rússia.
  • Segundo, há também um choque de preços de commodities energéticas e de alimentos em todo o mundo, aumentando níveis de inflação e reduzindo o poder de compra das populações, com efeitos sobre a demanda agregada e o crescimento nos países. Afinal, Rússia e Ucrânia são grandes produtores de commodities e as interrupções fizeram com que os preços globais disparassem, especialmente para petróleo e gás natural. Os custos dos alimentos aumentaram, particularmente com o preço atingindo níveis recordes no caso do trigo, para o qual a Ucrânia e a Rússia representam 30% das exportações globais.
  • Um terceiro canal de transmissão se dará via nova rodada de restrições nas cadeias de suprimento. A Rússia também é um fornecedor significativo de fertilizantes, paládio, alumínio e outros produtos que podem ser afetados por restrições logísticas provocadas por conflitos militares, sanções e restrições voluntárias ao comércio. O alumínio e o aço produzidos pela Rússia são usados ​​em uma ampla gama de produtos manufaturados, de latas de bebidas a smartphones e carros.


FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br