61% dos brasileiros gastam mais pela
Internet que em lojas físicas
Acompanhar as tendências do
mercado é fundamental para planejar o investimento e os novos rumos de sua
empresa. Recentemente, a Octadesk, em parceria com a Opinion Box, realizou uma
pesquisa onde 61% dos entrevistados revelaram comprar mais pela internet do que
em lojas físicas.
E 40% deles afirmou comprar online mais de uma vez ao mês.
Entre os principais motivos, estão os preços mais acessíveis do e-commerce, que
conta com promoções mais atrativas e recorrentes.
Outro fator que justifica essa tendência de mercado
é a busca cada vez maior, por parte do próprio e-commerce, de aperfeiçoar a
experiência do consumidor, com um processo de compra fácil e prazeroso.
Para
Alexandre Schnorr, executivo de vendas da e-Ship WMS,
essa dinamicidade do e-commerce é fruto, em boa parte, da constante busca por
automatização de armazéns logísticos, cujos gestores procuram cada vez mais
tecnologias como os Sistemas de Gerenciamento de Armazéns (WMS).
“O recente
“problema” das Americanas, que surgiu no inicio do ano, acendeu o alerta de
muitas empresas, que não se deve ficar refém dos Marketplaces, nem para venda
nem para logística, e sim ter sua própria operação.
O sistema WMS da e-Ship
entra como um facilitador para a empresa. Além dele automatizar todos processos
internos, desde a entrada do produto até expedição, o sistema
consegue garantir o SLA de entrega, tendo assim, um aumento na satisfação do
consumidor.”
As mudanças causadas pela
pandemia também devem ser levadas em consideração.
O levantamento revelou que
sete a cada dez consumidores declararam um aumento na frequência de suas
compras online no último ano, e mais de 50% acredita que esse hábito tende
somente aumentar nos próximos meses.
“Por esse motivo é preciso buscar evoluir
suas operações logísticas a todo instante, a fim de suportar o cenário
promissor das vendas online.
Os diferenciais do e-commerce - a agilidade e o
conforto - devem ser garantidos pela manutenção de um bom funcionamento dos
armazéns, que só pode ser impulsionado pelas novas tecnologias”, expõe.
O estudo apresentado reflete
muito sobre novo cenário de consumo dos brasileiros e tecnologias cada vez mais
apuradas têm ganhado espaço no varejo digital.
Elas vão desde Realidade Virtual
e Aumentada até o aprimoramento dos processos logísticos da empresa, que trazem
maior agilidade na execução e qualidade no atendimento dos clientes.
“Com um
sistema de gerenciamento é possível revolucionar operações logísticas, trazendo
automatização, segurança e escalabilidade aos negócios das lojas virtuais”,
finaliza Alexandre Schnorr.
FUTURO DOS NEGÓCIOS