Consumidor brasileiro não é fiel às marcas
Pesquisa do Google aponta que 64% dos BRASILEIROS NÃO
SÃO FIÉIS às MARCAS.
Segundo o estudo, existem 2 FATORES PRINCIPAIS que têm
afetado a relação entre as pessoas e as marcas:
✅ QUADRO ECONÔMICO DESGASTADO — crise
econômica, inflação em alta e quebras na cadeia de abastecimento. O principal
motivo da troca de marcas é o PREÇO, de acordo com 37% dos respondentes;
DILUIÇÃO DA FORÇA DAS GRANDES MARCAS — o cenário está
mais competitivo, com novas marcas concorrendo com as grandes companhias antes
estabelecidas. Segundo o Google, atualmente, 93% das pesquisas sobre produtos
nas buscas são GENÉRICAS, apenas por CATEGORIAS. As marcas são lembradas nos 7%
restantes.
A pesquisa consultou mais de 2 mil pessoas de todas as
idades, classes sociais e regiões do país.
A baixa fidelidade a marcas requer um ESFORÇO
ESTRATÉGICO de MARKETING maior por parte das empresas para garantir resultados
— é necessário aprofundar no conhecimento sobre PÚBLICOS e MERCADOS e estar
PREPARADAS para MUDAR RAPIDAMENTE conforme o CENÁRIO muda.
FUTURO DOS NEGÓCIOS