Confira 20
respostas sobre a retomada da comprovação anual de vida para beneficiários do
INSS
1 - Como funciona a
retomada da obrigatoriedade da prova de vida?
Os segurados que
deixaram de fazer a prova de vida a partir de março de 2020 têm novos prazos
para para realizar o procedimento.
2 - Quais são os
prazos para os segurados realizarem a comprovação?
Os novos prazos
foram definidos conforme a data de vencimento original da prova de vida. Veja:
3 - Quem é obrigado
a seguir o calendário da retomada da fé de vida?
Aposentados,
pensionistas e pessoas que recebem benefícios assistenciais que deixaram de
realizar a comprovação a partir de março de 2020 devem fazer a prova de vida.
O cidadão não
precisa esperar o mês do vencimento do novo prazo. Quem preferir pode antecipar
a fé de vida.
4 - Quem não
precisa fazer a renovação de senha dentro do calendário?
Como a prova de
vida não estava proibida, muitos beneficiários realizaram o procedimento após
março de 2020 e, por isso, estão desobrigados de refazer a comprovação dentro
do novo calendário.
5 - O que acontece
com o beneficiário que perder o prazo da comprovação?
O benefício é
suspenso, mas continua ativo por seis meses e, só depois de todo esse período
sem comprovação de vida é que ocorre o cancelamento.
6 - É possível
reativar um benefício suspenso ou cancelado por falta de prova de vida?
Sim. O segurado que
teve o benefício suspenso pode fazer a reativação por meio da prova de vida
realizada na agência bancária.
Em caso de
cancelamento, pode ser necessário agendar o atendimento no INSS por meio do
telefone 135 ou do aplicativo Meu INSS.
7 - Quem pode fazer
pessoalmente, na agência bancária?
Todos os
beneficiários estão autorizados a fazer a prova de vida na agência bancária,
até mesmo aqueles que foram convidados a fazer o procedimento pelo celular.
8 - É obrigatório
que a comprovação ocorra na agência onde a conta foi aberta?
O que existe é uma
recomendação para a realização na agência onde foi aberta a conta em que o
benefício é depositado.
Não há impedimento,
porém, para que o cidadão procure outra agência da mesma rede bancária.
9 - Qual o horário
de atendimento nos bancos para o procedimento?
O cidadão deve consultar
o telefone de informações ou o site do banco onde possui conta para verificar
os horários de atendimento, já que muitas agências funcionam em horários
diferenciados devido à pandemia de Covid-19.
Alguma agências
estão abrindo uma hora mais cedo (normalmente às 8h ou às 9h) para o
atendimento exclusivo a idosos e pessoas com deficiência.
10 - O que é
necessário levar ao comparecer à agência bancária?
Documento oficial
com foto, como o RG ou a CNH, e o cartão bancário da conta onde o benefício
cai.
11 - O segurado
pode ir diretamente a um posto do INSS para a fé de vida?
Não. As agências
recebem apenas segurados com horário agendado.
12 - Quem está autorizado
a fazer a prova de vida pelo telefone celular?
Apenas
beneficiários com biometria facial cadastrada nos bancos de dados do governo,
como aqueles que possuem a nova Carteira Nacional de Habilitação digital.
13 - Como é
possível confirmar que o segurado está vivo apenas pelo celular?
O aplicativo Meu
Gov.Br, por meio do qual a prova de vida online é realizada, está equipado com
uma tecnologia que mapeia e identifica diversos pontos do rosto do segurado e
também analisa os movimentos do cidadão através da câmera de vídeo do celular.
14 - Como uma
pessoa sabe que foi selecionada para comprovação online?
Esses segurados
receberam um convite para participar do procedimento por meio de mensagem pelo
Meu INSS ou por SMS enviado pelo número 280-41.
15 - Sou obrigado a
fazer o cadastro no Meu INSS para fazer a prova de vida?
Não. Mas o cadastro
é importante, pois permite que o INSS envie mensagens e orientações sobre esse
e outros procedimentos importantes para o acesso e manutenção de benefícios.
16 - O INSS faz
prova de vida por aplicativo de mensagem como o WhatsApp?
Não. O beneficiário
jamais deve enviar fotos do rosto ou de seus documentos a pessoas que fazem
contato por WhatsApp ou outros aplicativos de mensagens e se dizem funcionários
do INSS.
17 - Quais segurados
podem pedir para fazer a prova de vida em casa?
O beneficiário
maior de 80 anos ou a partir de 60 anos e que possui dificuldade de locomoção
pode buscar ainda atendimento pela Central 135 e agendar a visita de um
servidor do INSS.
Nos casos de maiores
de 60 anos com dificuldade de locomoção, o funcionário do INSS exigirá
comprovação da condição de saúde por meio de laudo médico.
18 - Há outra opção
para quem não pode se deslocar até o banco?
Sim. É possível
apresentar documentação médica e cadastrar um procurador oficialmente nomeado
no INSS.
19 - Como obter
informações confiáveis sobre a prova de vida do INSS?
O telefone de
informações do INSS é o 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
A página do INSS na
internet está no endereço gov.br/inss
O Meu INSS está
disponível por aplicativo ou no site gov.br/meuinss
20 - Por que o INSS
exige a comprovação de vida todos os anos?
A prova de vida é
uma exigência prevista por lei e sua finalidade é combater fraudes contra a
Previdência.
INSS