MERCADO FINANCEIRO


Petrobras pesa e Bolsa perde altas no mercado internacional.

📊 Ibovespa: -0,45% (119.696 pontos)

💵  Dólar: -0,21% (R$ 5,37)

Apesar do clima global positivo, a Bolsa brasileira fechou esta segunda-feira (8) em queda, com o mercado financeiro de olho na política de preços da Petrobras e na nova rodada de auxílio emergencial. 

A empresa levou um senhor tombo hoje e, por representar mais de 10% da carteira teórica do Ibovespa, acabou trazendo o principal índice da B3 consigo. 

Para entender, precisamos voltar um pouquinho para a semana passada.

Diante da greve dos caminhoneiros, o presidente Jair Bolsonaro chegou a sinalizar que o governo interferiria na política de preços da companhia. 

Mais tarde, negou. Já hoje, voltou a falar no assunto

Diante das idas e vindas, nem mesmo o reajuste anunciado hoje – como você verá nas rapidinhas do dia – foi suficiente para tirar a desconfiança do investidor. 

Na dúvida, analistas de instituições, como Bradesco BBI e XP Investimentos, chegaram a rebaixar a recomendação de compra das ações da Petrobras.

E lá se foram os preços dos papéis.

No meio de todo esse diz-que-me-disse, ainda, está a discussão sobre a tributação dos combustíveis no Brasil, com o governo cogitando estabelecer um valor fixo do ICMS sobre o produto. Seguiremos de olho.

Assim, nem mesmo a valorização do preço do barril do petróleo lá fora ajudou a companhia a segurar a onda. 

Vem aí nova rodada de auxílio emergencial?

Como toda novela tem vários núcleos, os investidores também estavam atentos ao noticiário sobre o auxílio emergencial, com o presidente admitindo pela primeira vez sua retomada.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br