LONGEVIDADE


Entre 75 e 85 anos, 50% dos idosos se sentem solitários. A partir dos 85,  o percentual chega a 60%, segundo o Instituto Nacional de Saúde Pública e Meio Ambiente da Holanda, diz matéria sobre o sentimento global  da solidão. 

O texto admite que o problema parece até afetar de forma mais intensa aos mais jovens, mas aqui vamos nos concentrar no público mais maduro.

 Por exemplo, o jornal diz que os holandeses mais velhos estão enfrentando crescentes dificuldades, uma vez que o setor público, em parte movido por convicções mas também em razão de escassez de recursos, decidiu que seria hora de apelar para uma sociedade mais participativa, ou seja, que as famílias e os voluntários assumam maior protagonismo, no lugar do estado.

A Fundação Nacional para os Idosos  da Holanda calcula por sua vez que cerca de 200.000 holandeses com mais de 75 anos se sentem muito sozinhos “e muitos se envergonham disso”, segundo Corina Gielbert, diretora da Fundação. 

Logo depois do anúncio do plano, ela afirmou que “o tabu é cada vez menor, mas há quem acredite que se você se sente sozinho a culpa é sua; 

Há dois anos, nos EUA  a Care More Health oferece nos planos de saúde para idosos e pessoas de poucos recursos um programa chamado Unidos, que trata a solidão como uma condição de saúde que pode ser diagnosticada, prevenida e tratada. 

Na prática, consiste em ligações telefônicas semanais, visitas à residência do paciente, estímulo pessoal e programas comunitários.



ANCEP
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br