Reforma da Previdência impõe a brasileiros necessidade de poupar
Para especialistas, população precisa aprender a investir no futuro desde a juventude.

Apesar da indefinição política, a reforma da Previdência é inevitável: o sistema atual não se sustenta financeiramente, devido a fatores como o aumento da expectativa de vida e a redução da taxa de natalidade.

Para manter o mesmo padrão de vida após a aposentadoria, é preciso poupar desde cedo, hábito que de uma parcela pequena da população.

Essas afirmações foram consenso entre especialistas que participaram na quinta-feira (28) do seminário Seguros, Previdência e Inovação, promovido pela Folha.

O encontro, que teve apoio da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), aconteceu no auditório do jornal, em São Paulo, e contou com a mediação dos jornalistas da Folha Everton Lopes Batista e Joana Cunha.

“O modelo atual não é sustentável. Isso significa que o cidadão vai precisar se virar para formar uma reserva financeira e complementar a aposentadoria do INSS”, afirmou Marcia Dessen, planejadora financeira pessoal e colunista do jornal.

As opiniões dos brasileiros sobre a reforma da Previdência são divididas. O modelo foi considerado sustentável por 51% dos entrevistados em pesquisa da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida). Porém, 43% das pessoas disseram que a reforma será necessária. Apenas 18% afirmaram ter interesse em aderir a algum dos modelos de garantia de sustento no futuro.

Para o presidente da FenaPrevi, Edson Franco, as seguradoras precisam se preparar para absorver boa parte da demanda que surgirá após a aprovação da reforma.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br