Empresa ensina profissional que não programa a criar robôs


Executivo diz que 67 mil horas deixaram de ser gastas com tarefas repetitivas após criação de sistemas.

Desde 2017, a empresa já criou mais de cem sistemas que automatizaram tarefas repetitivas em diversas áreas. São robôs que recolhem impostos automaticamente, enviam comunicados para consumidores quando sua solicitação é respondida e cuidam de processos da área contábil, por exemplo.

Para desenvolvê-los, a EDP criou uma unidade dedicada a encontrar tarefas que poderiam ser feitas por sistemas como esses, o Centro de Excelência da Robotização. A área tem uma equipe fixa de apenas quatro profissionais. Para gerar inovação e produzir em larga escala, faz parcerias com pessoas de outros departamentos.

Os robôs criados pela empresa garantem uma economia de 67 mil horas de trabalho que deixam de ser dedicadas a tarefas repetitivas, equivalentes a uma economia de R$ 5,8 milhões por ano. A companhia tem 3.000 funcionários. O objetivo não é eliminar pessoas a partir da automação. Em vez disso, se busca tirá-las de tarefas repetitivas para permitir aos profissionais se dedicar a tarefas mais complexas e analíticas.



FOLHA DE SÃO PAULO
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br