Longevidade X Mercado de Trabalho


Renato Bernhoeft, fundador e presidente do conselho de sócios da höft consultoria, nota que a cada dia que passa as escolhas profissionais estão se tornando mais complexas e desafiadoras. Não apenas para os jovens que ingressam no mercado de trabalho, mas para aqueles que atualmente estão na meia-idade e se confrontam com um desafiador momento de inflexão, tanto na sua vida profissional como na pessoal. Entretanto, em nossa experiência com processos de pós-carreira (preparo para a aposentadoria) de executivos, foi possível constatar que aqueles que desenvolveram outras carreiras e identidades simultaneamente à vida corporativa transitaram melhor por essa fase.

 

Segundo os professores Andrew Scott e Lynda Gatton, da London Business School, autores do livro “The 100-Year Life” — A vida de 100 anos, em tradução livre — “uma criança que nasce hoje, no Ocidente, tem mais de 50% de chances de chegar aos 100 anos, quando um século atrás tinha apenas 1%”. Ao considerarmos essas mudanças é possível imaginar os desafios que serão exigidos de cada indivíduo na sua capacidade de reaprender e se reinventar ao longo de toda a sua vida.

 

Muitos estudiosos do tema já apontam a necessidade de realizar várias transições de carreira e profissões ao longo desta vida mais longa. Fenômeno que já começamos a observar nos processos de educação para idosos. Entretanto, nossa experiência pioneira com o preparo de executivos para o pós-carreira, que fazemos desde os anos 80 no Brasil, mostra que transitam melhor neste processo as pessoas que desde muito cedo têm carreiras simultâneas.

Exemplos práticos: Simultaneamente ao vínculo corporativo ou à atuação autônoma, o profissional toca algum instrumento, dá aulas, participa de associações de classe ou beneficentes, de ONGs, desenvolve algum negócio próprio, escreve e publica algo, enfim, cria e mantém uma “identidade” alternativa, independentemente de ser remunerada ou não. Desta forma encara o processo de pós-carreira de maneira menos traumática e mais suave.

Matéria sob o significativo título de "Aposentado sim, parado não", onde traz o depoimento de uma dezena de pessoas que relatam as suas experiências mostrando como se mantém em atividade. Ao lado, outro texto deixa evidente que no Mundo há regiões onde a forma de se alimentar e as práticas de vida muito próprias fazem uma profunda diferença, fazendo com que as pessoas ali residentes vivam mais. Em todas elas a alimentação é baseada em vegetais, com pouquíssima ou nenhuma carne vermelha, quase ausência de peixe e nada de leite de vaca. Os moradores fazem atividade física constante e moderada, não fumam, acreditam em Deus e valorizam a família e o convívio social.



Valor Econômico
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br