Fundo de pensão aposta em planos instituídos e setoriais


As novas relações de trabalho, a reforma da Previdência e a mudança no comportamento das novas gerações, menos inclinadas a fazer carreira em uma única empresa, estão redesenhando a previdência complementar fechada no País. No lugar do modelo tradicional de fundos de pensão patrocinados por uma empresa, começam a chamar a atenção os planos instituídos e setoriais, inicialmente adotados por associações de classe, sindicatos e cooperativas.

Exemplo disso é o plano instituído - sem patrocinador - no último dia 4 pela Fundação Copel, para atender aos familiares de seus participantes que desejam fazer a sua poupança.

Os fundos instituídos ainda são pouco representativos, pouco mais de   1% dos mais de R$ 800 bilhões de patrimônio geridos pelos fundos de pensão em geral. Isto é,  representam apenas R$ 8,9 bilhões.

Os primeiros planos foram instituídos em 2004. Hoje, são 65 planos geridos por 36 entidades. Enquanto os instituídos estão ligados a entidades de classe ou sindicatos, os setoriais agrupam setores da economia, como segmentos da indústria. O único plano setorial em operação é o Industriaprev, da Federação das  Indústrias do Estado de Santa Catarina.

Valor
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br