MERCADO FINANCEIRO


Entre auxílio emergencial e autonomia do BC, Bolsa reage e fecha em alta.

📊 Ibovespa: +0,73% (119.299 pontos)

💵  Dólar: +0,32% (R$ 5,38)

Depois de três quedas seguidas, a Bolsa fechou o pregão desta quinta-feira (11) em leve alta, ainda sob efeito da aprovação da autonomia do Banco Central. 

O embalo positivo vinha com mais força, mas desacelerou depois de falas do presidente Jair Bolsonaro sobre o retorno do auxílio emergencial.

Já existe um consenso entre a base governista, oposição e até economistas sobre a importância de uma ajuda financeira à população, que sente efeitos dramáticos da crise financeira provocada pelo coronavírus.

No entanto, o mercado financeiro ainda vê a situação com desconfiança porque ainda não se sabe de onde virão os recursos para os pagamentos – e como isso vai afetar as contas públicas. 


Auxílio emergencial: vem aí mesmo?

Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira que o auxílio emergencial deve ter seu retorno triunfal em março, com extensão de "três ou quatro meses". 

O desafio agora fica com a equipe econômica e com o Congresso, que deverá discutir como descolar o dinheiro necessário sem quebrar a regra do teto de gastos – ou encontrar vias legais de fazer os pagamentos fora do teto. 


Essa tal de liberdade (do Banco Central)

No final da tarde da última quarta-feira, a Câmara aprovou o projeto que prevê a autonomia do Banco Central. 

Essa é uma demanda que vem desde 1991 e os olhos do “deus mercado” estão de olho desde então. 

Essa “divindade” acredita que, livre de pressões políticas, a autoridade poderá atuar de um jeito mais técnico – e essa crença segurou o Ibovespa no azul ao longo do dia, já que este seria mais um ponto na agenda liberal. 

Para parlamentares da oposição, no entanto, a aprovação da independência do BC colocaria a política monetária nas mãos do mercado financeiro e dos seus interesses. 

Por isso, o projeto não foi aprovado com unanimidade, tendo 339 votos a favor e 114 contra.



FINANÇAS FEMININAS
Tel: 11 5044-4774/11 5531-2118 | suporte@suporteconsult.com.br